Covid-19: Proibição de circulação entre concelhos ao fim de semana já está em vigor

O primeiro-ministro, António Costa, informou na segunda-feira, depois da reunião extraordinária do Conselho de Ministros, que foi “reposta a proibição de circulação entre concelhos ao fim de semana”, no âmbito das novas medidas restritivas do novo confinamento geral devido à pandemia da covid-19, que entraram em vigor às 00:00 de dia 20 janeiro.

Desta forma, é proibida a circulação para fora do concelho do domicílio, no período compreendido entre as 20 horas desta sexta-feira e as 5:00 de 25 de janeiro (segunda-feira), sem prejuízo das exceções previstas, inclusive deslocações para efeitos da participação no âmbito da campanha eleitoral ou da eleição do Presidente da República.

O Governo considerou ser necessário “clarificar normas que têm sido objeto de abuso e alargar o quadro de restrições”, devido ao nível de circulação da população verificado ultimamente. Recorde-se que, nos últimos dias, houve uma redução da mobilidade dos portugueses de apenas 10%, o que mostra que muitos continuam a sair, segundo a PSE.

Como adiantou o primeiro-ministro, no passado fim de semana (16 e 17 de janeiro) apenas cerca de 30% dos portugueses ficaram em casa. “Quero agradecer a esses 30%, mas dizer aos restantes 70% que não é aceitável”, sublinhou.

A Polícia de Segurança Pública (PSP) terá ainda “maior presença na via pública”, para ser um “fator de dissuasão” e, neste sentido, impedir ajuntamentos que são uma “ameaça à saúde pública”, disse ainda o governante.





Notícias relacionadas
Comentários
Loading...