Covid-19: O surto de uma pequena cidade que fez mudar toda a estratégia dos EUA

Foi a pequena cidade norte-americana de Provincetown, no estado de Massachusetts, onde residem apenas cerca de três mil pessoas, que fez mudar toda a estratégia de combate à pandemia nos Estados Unidos.

O país, que voltou a introduzir o uso de máscara obrigatória e anunciou que as pessoas vacinadas transmitem tanto o vírus quanto as não vacinadas, baseou-se num estudo que analisou a experiência desta pequena localidade, como relata a CNN.

O feriado de 4 de Julho, que contou com inúmeras festas e celebrações na cidade, foi o ponto de partida desta experiência. Para a localidade deslocaram-se milhares de visitantes de outras locaidades. Foi este estudo que levou o Centro de Controlo e Prevenção de (CDC) a alterar a sua estratégia nacional sobre as máscaras.

A investigação identificou 469 casos de covid-19 entre residentes do estado Massachusetts que viajaram para Provincetown entre os dias 3 e 17 de julho. Aproximadamente três quartos destes casos ocorreram em pessoas totalmente vacinadas, uma descoberta que levou a concluir que as pessoas imunizadas podem propagar o vírus, especialmente com a variante Delta, mais agressiva.

Esta experiência registou cinco hospitalizações associadas ao surto – quatro das quais eram pessoas totalmente vacinadas – mas nenhuma morte.

O CDC acabou por atualizar as suas recomendações, aconselhando agora o uso de máscaras em ambientes fechados nas regiões de transmissão “substancial” ou “elevada” de covid-19.

“Eu pessoalmente tinha a impressão de que seria difícil contrair [Covid-19] depois de receber a vacina”, disse à CNN o dono de um hotel em Provincetown, Ken Horgan. “Mas percebi rapidamente que não, pois todos estávamos aqui. Ser vacinado não traz a capacidade de fazer atividades de risco elevado e não se pode assumir que não são necessárias precauções”, concluiu.

Debbie Nadolney, também residente em Provincetown, relatou à CNN que embora estivesse vacinada, assim como o seu parceiro e a maioria das outras pessoas que conhece, sentiu que o uso de máscara e outras medidas de segurança foram suspensas muito cedo. Com o afluxo de pessoas que a cidade viu em julho e nenhuma exigência de máscara generalizada, o surto não a surpreendeu.

Os líderes políticos locais realizaram uma reunião de emergência na semana passada e emitiram a recomendação de voltar a usar máscara na localidade, mas o caso desta cidade acabou por ditar a alteração na estratégia em todo o país e acabou notícia em todo o mundo.

Ler Mais


Comentários
Loading...