Covid-19: Número de casos deve reduzir “drasticamente” até março, prevê modelo matemático

O número de casos de Covid-19 a incidência de variante Delta terão atingido o pico, não se prevendo um aumento no inverno e espera-se que em março haja uma redução drástica do número de casos.

A previsão chega dos especialistas responsáveis pelo COVID-19 Scenario Modeling Hub, um modelo matemático desenvolvido por investigadores conselheiros do Centro de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos, avança a Fortune.

Segundo este modelo, em março, o número de casos pode situar-se nos nove mil casos por dia nos Estados Unidos, quando a média atual a sete dias é de 133.486 infecções. As mortes também cairíam da média atual de 1.500 por dia para menos de 100.

Os modelos avaliaram quatro potenciais cenários, sendo o mais provável um em que as crianças não estejam vacinadas e em que não haja uma nova variante altamente transmissível semelhante à Delta.

Um outro cenário, mas menos provável, demonstra um aumento de casos até um pico de 232 mil infeções por dia nos EUA antes de a incidência voltar a cair. E é ainda possível que haja um ligeiro aumento de números no inverno

Existe também a possibilidade de existirem picos e surtos localizados, o que leva os especialistas a apelarem a que não se caia num excessivo relaxamento.
E todos os cenários optimistas podem cair por terra, caso uma variante semelhante à Delta ou outra ainda mais agressiva surja nos próximos tempos.

Ler Mais


Comentários
Loading...