Covid-19: Mais de 150 mil pessoas vacinadas na campanha outono-inverno

Desde que a campanha de vacinação arrancou a 7 de setembro, já foram vacinadas mais de 150 mil pessoas contra a Covid-19, revelam esta sexta-feira dados divulgados pelos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde.

Desse total, 130 mil utentes optaram por receber, no mesmo momento, a vacina contra a Covid-19 e a vacina contra a gripe. Até dia 15 de setembro, foi registada a administração de mais de 140 mil vacinas contra o vírus influenza.

As autoridades de saúde portuguesas recordam que a campanha em curso dirige-se a pessoas com 60 ou mais anos, a grávidas com idade igual ou superior a 18 anos e doenças definidas pela norma publicada pela Direção-Geral da Saúde, e a pessoas com 12 ou mais anos com patologias de risco.

“A vacinação contra a gripe é também recomendável para quem tem idade igual ou acima dos 65 anos, crianças com seis ou mais meses que apresentem patologias crónicas associadas, doentes crónicos e imunodeprimidos e grávidas”, salienta a DGS, explicando que “os principais objetivos para o outono e inverno passam por proteger a população mais vulnerável, prevenindo a doença grave, a hospitalização e a morte”.

A campanha continuará até dezembro.

O Infarmed, entidade reguladora portuguesa do medicamento, informou esta sexta-feira que na próxima segunda-feira chegará a Portugal mais de meio milhão de doses da nova vacina da Pfizer desenvolvida para combater especificamente as linhagens BA.4 e BA.5 da variante Ómicron, responsáveis pela quase totalidade das infeções registadas no país.

No início de setembro, a Agência Europeia do Medicamento (EMA) recomendou a autorização do uso de duas outras vacinas especificamente concebidas para combater a subvariante Ómicron BA.1, que já estão incluídas na campanha de vacinação para este outono e inverno.

Apesar de afirmar que “Portugal encontra-se numa situação epidemiológica considera estável e temos uma elevada cobertura vacinal”, a Diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, alertou, no passado dia 2, que nos meses mais frios do ano “estão criadas as condições ambientais propícias ao aumento da transmissão dos vírus respiratórios”.

E também hoje a DGS anunciou a recomendação do uso de máscaras em transportes públicos e nas farmácias, escassas semanas depois de o Governo ter aprovado um decreto-lei que decretava o fim da obrigatoriedade dessa utilização.

Ler Mais



<
loading...
// Newsletter before author box publisher_show_newsletter_location( 'post_before_author', array( 'custom-data' => array( 'style-type' => 'wide' ), 'show-error' => false, ) ); // Push-notification message publisher_print_push_notification_widget( 'post-bottom' ); // Before author box ads publisher_show_ad_location( 'post_before_author_box', array( 'container-class' => 'better-ads-post-before-author' ) ); // Author box if ( publisher_get_option( 'post_author_box' ) == 'show' ) { publisher_get_view( 'post', '_author' ); } // Newsletter before nex/prev publisher_show_newsletter_location( 'post_before_nextprev', array( 'custom-data' => array( 'style-type' => 'wide' ), 'show-error' => false, ) ); // Next/Prev posts link if ( publisher_get_option( 'post_next_prev' ) !== 'hide' ) { publisher_get_view( 'post', '_next_prev_post' ); } ?>
Comentários
Loading...