Covid-19: Fim do uso total de máscara em Portugal? Atingidos critérios para levantar medida

Portugal já está dentro dos critérios definidos para o alívio total do uso de máscara, de acordo o que foi estabelecido pela Direção Geral da Saúde, há três meses quando levantou a regra para a maioria dos espaços.

Neste momento a regra mantém-se em determinados locais, como transportes públicos, hospitais e lares, mas segundo o jornal ‘Expresso’, poderá ser totalmente levantada, uma vez que já existem condições sanitárias para tal.

Os critérios de levantamento definidos pela DGS eram 20 mortes por milhão de habitantes a 14 dias e menos de 170 camas ocupadas em unidades de cuidados intensivos.

O jornal, que analisou dados da DGS, adianta que ambos já foram atingidos. Portugal atingiu a meta dos óbitos no passado dia 23 de julho (com 20 mortes por milhão de habitantes), descendo para 18,5 óbitos no dia seguinte.

A par disso, adianta, nas unidades de cuidados intensivos estavam ocupadas 49 camas na semana passada, segundo o relatório de monitorização da epidemia, divulgado na sexta-feira.

Recorde-se que a 21 de abril, o Conselho de Ministros decidiu pôr fim ao uso obrigatório de máscara em espaços fechados, incluindo nas escolas. No entanto, a obrigatoriedade manteve-se nos transportes públicos, lares e estabelecimentos de saúde.

Agora as regras podem finalmente ser aliviadas. Resta saber quando o Governo irá tomar essa decisão.

Ler Mais



loading...

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.