Covid-19: COI admite incerteza sobre a realização dos Jogos Olímpicos

O membro mais antigo do Comité Olímpico Internacional (COI), Dick Pound, declarou que “não se pode ter a certeza” de que os adiados Jogos Olímpicos de Tóquio acontecerão este verão, já que o governo japonês declarou estado de emergência na cidade, face à nova vaga da pandemia, de acordo com a BBC News.

“Não pode haver a certeza, porque temos um elefante na sala que é o crescente aumento de casos de infeção por covid-19 no Japão”, acrescentou Pound.

Os organizadores e o presidente do COI, Thomas Bach, têm insistido que os Jogos Olímpicos,  que já sofreram um adiamento de um ano, devido à pandemia gerada pela covid-19, não podem ser adiados uma segunda vez.

No entanto, Tóquio está no centro de uma terceira onda de infeções que atingiu o Japão nas últimas semanas, levando o primeiro-ministro, Yoshihide Suga, a declarar estado de emergência por um mês na capital e nas três cidades vizinhas.

As medidas entraram em vigor na passada sexta-feira. Especialistas citados pelo Guardian alertam que estas normas podem ter de ficar em vigor além do mês de fevereiro para que possam surtir o efeito desejado. Tóquio bateu um recorde de 2.447 casos nesta quinta-feira, um aumento de 50% face ao dia anterior, num total de 7.500 infeções em todo o Japão.



Notícias relacionadas
Comentários
Loading...