Covid-19: Biden escolhe David Kessler para acelerar programa de vacinação nos EUA

O Presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, escolheu o advogado e pediatra David Kessler para liderar a Operação Warp Speed, programa de aceleração da vacinação nacional e dos tratamentos contra a covid-19, de acordo com fontes ligadas citadas pelo New York Times.

Kessler chefiou a Food and Drug Administration, o regulador farmacêutico norte-americano, durante as presidências de George Bush e Bill Clinton, sendo um dos principais assessores de Biden.

Até agora o programa tinha como líder Moncef Slaoui, um investigador e ex-executivo de uma empresa farmacêutica que se tornará, a partir de agora, apenas num consultor da operação, segundo referiu um porta-voz da equipa de transição de Biden do diário nova-iorquino.

Kessler supervisionará assim a fabricação, distribuição, segurança e eficácia de vacinas e das terapias contra o coronavírus.

Trump prometeu, no ano passado, vacinar 20 milhões de pessoas até ao final de 2020, mas até quinta-feira pouco mais de 11 milhões de vacinas foram administradas, de acordo com os Centros de Controlo e Prevenção de Doenças.

Biden já prometeu ampliar a meta do seu antecessor: “Quero que sejam aplicadas 100 milhões de vacinas nos primeiros 100 dias do meu mandato”, afirmou.

Ontem, Joe Biden fez saber, enquanto apresentava o seu novo pacote de estímulos económicos, que pretende acelerar não só a vacinação mas todo o setor da saúde. E prometeu maior investimento a curto prazo em testes e vacinas e, a longo prazo, em todo o setor e infraestruturas.





Notícias relacionadas
Comentários
Loading...