Covid-19: 43,7% da população global tem pelo menos uma dose de vacina. Portugal é líder mundial na vacinação completa

De acordo com os dados da Our World in Data, 43,7% da população global já recebeu pelo menos uma dose da vacina contra a covid-19. Portugal lidera o ranking mundial com a taxa mais elevada de vacinação completa por milhão de habitantes, situando-se nos 84,2%.

Os mesmos dados revelam uma disparidade gritante entre os níveis de vacinação a nível global. Entre os países mais pobres, a taxa de vacinação é de apenas 2%. Em todo o mundo, 28,48 milhões de doses de vacinas estão a ser distribuídas diariamente, ainda assim bastante abaixo dos valores registados em junho de 2021, com mais de 40 milhões de doses distribuídas por dia.

Os países que lideram a vacinação a nível mundial são, além de Portugal que ocupa o primeiro lugar, os Emirados Árabes Unidos (80,8%), Singapura e Espanha (ambos com 77,2%) e Chile (73%).

Com 70,8% da população totalmente vacinada, a China, a nação mais populosa do mundo, é um dos 15 países com uma taxa de vacinação acima de 70%. A Índia, o segundo país mais populoso e que alberga o maior fabricante de vacinas do mundo, regista apenas 15% de pessoas imunizadas.

Abaixo dos 10% de vacinados, encontram-se 59 países, muitos deles em África. Entre os países com mais baixas taxas encontram-se a Etiópia (0,5%), Egipto (4,6%), Vietname (6,6%) e Bangladesh (9,1%).

O novo coronavírus continua a ter impacto muito considerável no mundo. De acordo com dados do The New York Times, regista-se uma média global de 516 mil novos casos e cerca de 8.400 mortes por dia.

Ler Mais


Comentários
Loading...