Cientistas identificam 29 planetas de onde extraterrestres podem observar a Terra

Seres extraterrestres sempre fizeram parte do imaginário dos humanos, mas as conclusões de um novo estudo levam ainda mais além (literalmente) a visão da existência de seres de outros mundos.

Um grupo de astrónomos norte-americanos elaborou uma lista de galáxias próximas, de onde é possível que habitantes curiosos de planetas em órbita podem detetar vida na Terra e observá-la.

Os cientistas identificaram 1.715 galáxias, de onde ‘vizinhos’ mais atentos podem estar a ver o nosso planeta desde há cinco mil anos. Entre estas, 46 estão perto o suficiente para que nos seus planetas se possam intercetar sinais claros da existência humana, como as transmissões de rádio e de televisão que começaram há cerca de 100 anos.

“Perguntámos: ‘Para quem seríamos nós os alienígenas se alguém estivesse também à procura?’ Há uma pequena fenda onde outras galáxias têm um assento cósmico frontal de onde podem ver a Terra em trânsito”, explicou Lisa Kaltenegger, professora de astronomia e diretora do Instituto Carl Sagan da Universidade Cornell, EUA, que conduziu o estudo, citada pelo jornal ‘The Guardian’.

Observatórios futuros, como o Telescópio Espacial James Webb da Nasa, que deve ser lançado ainda este ano, vão procurar sinais de vida em “exoplanetas”, analisando a composição das suas atmosferas.

Esta descoberta chega no momento em que a task force para fenómenos aéreos não identificados do Pentágono se prepara para publicar um relatório há muito aguardado sobre objetos voadores não identificados (OVNI).

Ler Mais




Comentários
Loading...