Cientistas detetaram frequências de rádio misteriosas vindas do centro da Via Láctea

Um grupo de cientistas detetou frequências de raído misteriosas vindas do centro da Via Láctea, registando um sinal energético diferente de qualquer fenómeno estudado até agora.

Estas frequências sugerem que possa haver um objeto estelar desconhecido até agora, de acordo com um novo estudo, citado pela CNN.

O brilho do objeto é muito variável e o sinal energético ativa-se e desativa-se aparentemente de forma aleatória, explicou Ziteng Wang, principal autor do estudo, ao The Astrophysical Journal.

“A propriedade mais estranha deste novo sinal é que tem uma polarização muito alta. Isto significa que a sua luz oscila apenas numa direção, mas essa direção gira com o tempo”, explicou.

A equipa inicialmente pensou que poderia tratar-se de um tipo muito denso de estrela de neutrões (morta) que gira rapidamente ou um tipo de estrela que emite grandes explosões solares. Os sinais desta nova fonte de frequências de rádio, no entanto, não correspondem ao que os astrónomos esperam deste tipo de estrelas.

“Este objeto foi o único que começou invisível, tornou-se brilhante, desapareceu e depois reapareceu. Este comportamento foi extraordinário”, explicou ainda a co-autora do estudo, Tara Murphy, professora do Instituto de Astronomia de Sydney.

A cientista disse que telescópios mais potentes e sofisticados podem vir a ajudar a resolver o mistério.

Ler Mais


Comentários
Loading...