Chouriço ou estrela? Cientista francês lança a confusão com publicação nas redes sociais

Étienne Klein, um físico francês de renome, publicou no Twitter uma fotografia que afirmava ser da Proxima Centauri, a estrela amais próxima da Terra, além do Sol. Ele dizia que a imagem tinha sido captada pelo telescópio espacial James Webb, que tem recentemente divulgado imagens inéditas da Via Láctea.

Na publicação, escreveu “Este nível de detalhe… Um novo mundo é revelado dia após dia”.

Contudo, a imagem não era de Proxima Centauri, mas sim de uma fatia de chouriço. O que deveria ter sido uma piada, acabou por gerar confusão entre os internautas que se cruzaram com a publicação. Alguns deles até criticaram Klein por estar a divulgar uma imagem que não mostrava a estrela referida, mas sim um outro sistema estelar.

Horas depois da primeira publicação, o físico francês voltou ao Twitter para esclarecer que se tinha tratado de uma piada, explicando que, quando estão com fome, as pessoas tendem a ficar permeáveis a informação falsa. Klein salientou que é preciso adotar uma postura crítica e não acreditar em tudo o que vemos, ouvimos e lemos, independentemente da fonte. Neste caso, um cientista renomado.

E sustentou: “De acordo com a cosmologia contemporânea, nenhum objeto da charcutaria espanhola existe em mais lado algum, apenas na Terra”.

Alguns seguidores de Klein acusaram-no de ser irresponsável por induzir em erro as pessoas e por lançar dúvidas sobre a credibilidade da comunidade científica. “Se não pudermos confiar nos cientistas, em quem poderemos confiar?” é a essência das preocupações levantadas por aqueles que se insurgiram contra a publicação.

Ler Mais


Comentários
Loading...