China avisa que Terceira Guerra Mundial pode ser desencadeada “a qualquer momento”

A China alertou que uma Terceira Guerra Mundial pode desencadear-se “a qualquer momento”, depois de ter enviado dezenas de aviões de guerra para o espaço aéreo de Taiwan .

Um artigo do jornal estatal Global Times escreveu que o “conluio” entre os Estados Unidos e Taiwan foi tão “audacioso” que a situação “quase perdeu qualquer espaço de manobra, ficando à beira de um confronto.”

O mesmo artigo alega que o povo da China está pronto para apoiar uma guerra total com os Estados Unidos, alertando Taiwan para não “brincar com fogo”, como cita o britânico Daily Mail.

Quase 150 aviões de guerra chineses invadiram o espaço aéreo de Taiwan desde sexta-feira, incluindo 56 jatos na segunda-feira, numa escalada dramática de demonstração de força do poderio chinês sobre o território autónomo.

A presidente taiwanesa, Tsai Ing-wen, prometeu “fazer o que for preciso” para proteger Taiwan contra as invasões, dizendo que, sem a ajuda dos aliados, o “autoritarismo vai assumir o controlo sobre a democracia”.

Estas declarações surgiram na terça-feira, dia em que foi visto um porta-aviões britânico no Mar das Filipinas num exercício conjunto com dois porta-aviões americanos e um helicóptero japonês.

Estas demonstrações, juntamente com o novo pacto de defesa Aukus, irritaram Pequim e geraram uma escalada ainda maior nas tensões daquela região.

Ler Mais


Comentários
Loading...