Ataques informáticos a contas bancárias estão a aumentar

O fenómeno de ‘phishing’ voltou a aumentar, tendo representado 40% do total de incidentes de pirataria informática nos primeiros seis meses do ano, avança o Correio da Manhã, segundo o Centro Nacional de Cibersegurança.

De acordo com a edição de hoje do jornal, este tipo de fraude afetou maioritariamente a banca, levando as pessoas a partilhar informação pessoal, como códigos de acesso a contas online, chegando muitas vezes por email ou SMS.

O Centro de Cibersegurança registou neste período mais de três centenas de ataques de ‘phishing’, de um total de 847, ou seja, um aumento de 23% face ao ano passado e de 124% face a 2019.

O CM dá o exemplo de uma mensagem de phishing em nome da Caixa Geral de Depósitos: “Sua conta está temporariamente suspensa devido a atividade suspeitas. Faça login e verifique suas informações”, podia ler-se no SMS, citado pelo jornal.

A mensagem tinha um link que, ao carregar nele, o utilizador era dirigido para uma página falsa do banco, onde deveria preencher dados como o nome e número de conta, código de acesso, e até o número de cartão de crédito e o respetivo código.

PJ emite alerta sobre mensagem fraudulenta com MBWay

Ler Mais


Comentários
Loading...