Alterações climáticas: Este simulador mostra como ficará Lisboa (e outras cidades costeiras) com a subida do nível do mar

As consequências do aquecimento global já estão a afetar todas as regiões do globo e vão intensificar-se nos próximos anos. Isto não é novidade, mas para criar mais impacto na população em geral, um grupo de cientistas criou uma ferramenta para mostrar em imagens como ficarão as zonas costeiras em vários pontos do planeta.

Na ferramenta “visualizando o nosso futuro” da Climate Central, pode ver-se o antes e o depois de uma zona de Lisboa com as temperaturas globais a aumentarem 1,5 graus como é previsto pelos cientistas.

O pior cenário, segundo as projeções desta ferramenta, será na Ásia com cerca de metade das populações do Bangladesh e do Vietname a sofrerem as maiores consequências. China, Índia e Indonésia também serão países bastante atingidos.

A ferramenta permite testar vários cenários de subida do mar com diferentes aumentos de temperaturas, podendo visualizar-se os efeitos de um aquecimento do planeta de 1,1 graus até 4 graus.

Um relatório que cruzou mais de 100 mil estudos, revelado esta semana, concluiu que as alterações climáticas estão já a ocorrer em 80% da superfície terrestre, onde reside 85% da população.

Ler Mais


Comentários
Loading...