Abre hoje o 1.º café em Portugal onde só trabalham funcionários com autismo e trissomia 21

Abre hoje portas o Café Joyeux, em Lisboa, e trata-se de um projeto inédito que nasceu em França e que agora chega à capital portuguesa. É o primeiro restaurante solidário e inclusivo a abrir em Portugal e que tem como objetivo formar e empregar pessoas com trissomia 21 ou com perturbações do espectro cognitivo, como o autismo.

O espaço vai abrir na Calçada da Estrela, junto à Assembleia da República:

Em 2017, nasceu o primeiro restaurante deste projeto em França. De acordo com os responsáveis pelo projeto, o objetivo é “dar visibilidade à deficiência e promover encontros, oferecendo trabalho, em ambiente normal, a pessoas normalmente excluídas do mercado de trabalho”.

“A nossa ‘organização alegre’ pretende construir um modelo lucrativo e transformar a diferença em força. Após uma avaliação inicial, os nossos ‘alegres membros da tripulação’ são recrutados e treinados por uma equipe de Recursos Humanos, gestão, culinária e educadores de necessidades especiais”, pode ler-se no site da organização.

“Tornamo-nos mais fortes quando aceitamos nossa vulnerabilidade”, é o lema e o mote que dá origem ao projeto.

Foi assinado um acordo de aliança entre a Fundação Émeraude Solidaire e a Associação Vilacomvida, para o desenvolvimento do franchising da marca,  com o objetivo de abrir cinco a sete cafés-restaurantes no território português até 2026, permitindo desta forma o emprego de perto de uma centena de colaboradores.

“A nossa missão é mudar o olhar sobre a incapacidade mental e cognitiva através do encontro e da partilha, propondo uma oferta de qualidade no âmbito da restauração, permitindo desta forma um contacto mais próximo, regular e positivo com a diferença. A assinatura deste acordo é o culminar de um longo e profundo trabalho de conhecimento mútuo entre os dois projetos, o que para a VilacomVida começou com o projeto-piloto CafécomVida”, afirma Filipa Pinto Coelho, presidente da Associação VilacomVida.

A abertura do café em Portugal acontece na véspera do encerramento da 25.ª edição da Semana Europeia da Empregabilidade de Pessoas com Deficiência.

Ler Mais


Comentários
Loading...