Kia apresenta novo propósito de marca e estratégia futura

A Kia forneceu esta sexta-feira mais detalhes sobre o seu novo propósito de marca e estratégia, numa apresentação digital que pode ser vista no canal “Kia Motors Woldwide” do YouTube.

Apoiada por um novo slogan lançado na semana passada, “Movement that inspires” (em português “Movimento que inspira”), a Kia revelou mais sobre uma estratégia que lança a marca na criação de soluções de mobilidade sustentável para os clientes.

Para assinalar a quebra com o seu tradicional modelo de negócio, orientado pelo fabrico de automóveis, a Kia anunciou também a adoção de uma nova designação corporativa. Ao retirar a palavra “Motors” do seu nome (até aqui “Kia Motors Corporation”), a marca pretende expandir-se para áreas de negócio novas e emergentes através da criação de produtos de mobilidade e serviços inovadores.

Ho Sung Song, Presidente e CEO da Kia Corporation, diz que “na Kia, acreditamos que o transporte, a mobilidade e o movimento constituem direitos humanos. A nossa visão é criar soluções de mobilidade sustentáveis para consumidores, comunidades e sociedades à escala global. Hoje, através do lançamento do nosso novo propósito de marca e da nossa nova estratégia para o futuro, começámos a colocar essa visão em prática”.

 

O novo propósito de marca e a nova assinatura: “Movement that inspires”

A nova assinatura da Kia, “Movement that inspires”, é introduzida como ponto fulcral de um manifesto de marca que reflete o novo propósito da Kia de inspirar os consumidores através não só de produtos e serviços, mas também da experiência de marca.

Nesse novo propósito sobressai a ideia de que o movimento está na génese do desenvolvimento humano. É o movimento que permite às pessoas ver novos lugares, conhecer novas pessoas e ter novas experiências. Essa ligação é a essência da nova marca da Kia: promover o progresso humano fornecendo habitáculos inovadores, novos produtos aliciantes e serviços úteis e relevantes que inspirem os clientes e lhes proporcionem mais tempo para fazerem aquilo de que gostam.

Artur Martins, Senior Vice President e Global Brand & Customer Experience Director da Kia, refere: “O movimento é algo que sempre esteve na essência da nossa marca, e movimentar pessoas sempre foi a parte fulcral do nosso negócio. O movimento ajuda a Humanidade a progredir, melhorar e evoluir constantemente. É por isso que, na Kia, acreditamos que o movimento inspira ideias”.

Assim, a nova estratégia de marca da Kia é corresponder e moldar as expectativas dos clientes, hoje em constante mudança, desenvolvendo uma gama de produtos e serviços que correspondam às suas necessidades nos diferentes mercados espalhados pelo mundo. Essa estratégia vai no sentido de produzir um conjunto mais amplo de produtos e serviços de mobilidade ambientalmente conscientes que correspondam à crescente procura de soluções de mobilidade flexíveis, personalizáveis e individualizadas, facultadas através de dados e novas tecnologias.

 

A visão global da Kia Corporation em matéria de mobilidade sustentável

Ao retirar a palavra “Motors” do seu nome, a Kia adota uma designação que, diz a marca, revela o seu empenho na estratégia de negócio de longo prazo “Plano S”. Anunciado em 2020, este plano tem como visão a liderança da indústria da mobilidade do futuro, alargando os seus negócios de forma a abrangerem veículos elétricos, soluções e serviços de mobilidade e veículos construídos para fins específicos, entre outros. Simultaneamente, a Kia adotará práticas de produção mais sustentáveis, através da utilização de energias limpas e de materiais recicláveis.

A marca está a investir na popularização dos veículos elétricos a bateria (BEV) e planeia reforçar a sua gama de produtos global com a introdução de sete novos modelos desse tipo até 2027. Estes novos modelos incluirão hatchbacks/fastbacks, SUV e MPV, de diversos segmentos, todos equipados com tecnologia líder que lhes assegurará uma grande autonomia e carregamentos de alta velocidade, graças à nova Plataforma Modular Elétrica-Global (E-GMP) do Hyundai Motor Group.

A Kia está também a desenvolver uma gama de Veículos para Fins Específicos (PBV), destinada aos seus clientes empresariais. Estas viaturas especializadas terão como base plataformas “skateboard” flexíveis, com carroçarias modulares concebidas para irem ao encontro das necessidades de mobilidade específicas de um amplo leque de clientes empresariais e de frotas. As parcerias com empresas como a Canoo e a Arrival farão com que os PBV da Kia consigam oferecer diferentes carroçarias montadas sobre uma plataforma “skateboard” modular integrada e adaptadas aos requisitos funcionais dos utilizadores a que se destinam.

 

Desenvolvimento de serviços de mobilidade amigos do ambiente 

Outro objetivo estratégico no âmbito do “Plano S” é a diversificação do negócio da Kia, no sentido de disponibilizar serviços de mobilidade amigos do ambiente e centrados na condução elétrica e autónoma em grandes cidades do globo.

Além disso, a Kia está a aumentar fortemente as suas colaborações e parcerias com empresas de soluções de mobilidade globais, diversificando a sua oferta de serviços de mobilidade em regiões estratégicas para o mercado global. Em 2018, a marca investiu na Grab, a maior plataforma de serviços de transporte de passageiros, entrega de comida e soluções de pagamento do Sudeste Asiático. Em março de 2019, a Kia investiu na Ola, empresa indiana que fornece diversos tipos de serviços de mobilidade, entre os quais a partilha de viaturas entre utilizadores (P2P ridesharing), plataformas de transporte de passageiros, táxis e entrega de comida.

A Kia está também a estabelecer outros serviços de mobilidade, como é o caso da WiBLE, uma joint venture com a Repsol (a maior empresa espanhola do ramo da energia) que fornece serviços de partilha de viaturas na cidade de Madrid. Lançada em setembro de 2018, a WiBLE disponibiliza 500 Kia Niro Híbridos Plug-in (PHEV) através de um método de flutuação livre que permite aos utilizadores alugar e devolver automóveis livremente na área abrangida pelo consórcio. A WiBLE continua hoje a ser um dos esquemas de mobilidade partilhada de maior sucesso na Europa, com mais de 130.000 membros registados desde o seu lançamento. Um novo serviço, o KiaMobility, foi também lançado em diversos pontos de Itália e da Rússia em setembro de 2020, acelerando a transição da nossa empresa para a sua nova condição de fornecedora de soluções de mobilidade. O KiaMobility será introduzido em diversos novos mercados nos próximos anos.

 

Brevemente: primeiro BEV dedicado da Kia e uma nova filosofia de design

O primeiro BEV de última geração da Kia será apresentado no primeiro trimestre de 2021, dando corpo à mudança de foco da Kia para a eletrificação. Baseando-se na nova tecnologia E-GMP, este BEV apresentará um design inspirado nos crossovers, ao mesmo tempo que oferecerá uma autonomia de 500 km e um tempo de carregamento de alta velocidade inferior a 20 minutos. Será também o primeiro modelo destinado ao mercado global a apresentar o novo logótipo Kia.

Com a sua gama crescente de BEV, a Kia aponta para uma quota do mercado global deste tipo de veículos na ordem dos 6,6% até 2025, que deverão corresponder a um volume de vendas anuais globais de 500 000 unidades até 2026.

Nas próximas semanas, a marca promete revelar mais informações sobre a orientação de design dos seus produtos e serviços futuros.





Notícias relacionadas
Comentários
Loading...