Já chegou a Portugal: Tecnologia transforma híbridos em elétricos quando veículos entram em zonas de baixas emissões

Já chegou a Portugal o BMW eDriveZones. Trata-se de uma nova tecnologia que permite aos veículos híbridos plug-in passar automaticamente para o modo elétrico assim que entram numa zona de baixas emissões nas cidades.

De acordo com a nota de imprensa emitia pela marca alemã, este sistema inteligente já está disponível nas cidades de Braga, Porto e Lisboa.

Em todo o mundo, cada vez mais cidades estão a criar zonas onde o trânsito é proibido na totalidade ou é permitido apenas de forma limitada. Neste contexto, este sistema inovador tem como principal objetivo diminuir os níveis de emissões poluentes nas áreas urbanas.

O BMW eDriveZones, que está a ser desenvolvido desde 2019 pela equipa da Critical TechWorks em Portugal, em coordenação com a equipa da BMW em Munique, é um sistema automático que permite aos mais recentes modelos híbridos plug-in da marca passar automaticamente para o modo elétrico assim que entram numa zona de zero ou baixas emissões dentro das cidades.

A nota da empresa refere ainda que o sistema está disponível nos modelos BMW 330e, BMW 745e, BMW X5 xDrive45e e BMW 530e.

“Este sistema faz parte da estratégia de sustentabilidade do BMW Group, que, entre outras ações, pretende incentivar os clientes a utilizarem os modelos híbridos plug-in em modo elétrico e promover deslocações sem emissões dentro das áreas urbanas. Este é apenas mais um passo da BMW com vista à redução efetiva da emissão de gases de efeito estufa, que em breve chegará a outras cidades e a mais modelos híbridos plug-in”, refere a empresa em comunicado

“Esta tecnologia vem complementar as medidas já implementadas pelo BMW Group na área da sustentabilidade, de que são exemplo a redução significativa, até 2030, das emissões de carbono por veículo produzido, e a meta prevista, também para 2030, de 50% das vendas totais do grupo corresponderem a veículos eletrificados. Até ao final do ano, chegarão ainda a Portugal novas ferramentas do Grupo com vista à promoção da transição para mobilidade elétrica”., refere o diretor reral da BMW Portugal, Massimo Senatore.

Jaime Vaz, da equipa de desenvolvimento da Critical TechWorks, afirma que “o BMW eDriveZones estabelece um novo padrão na indústria pela sua singularidade. Esta é a prova de que a tecnologia pode contribuir muito para um futuro mais sustentável e estamos muito contentes por ver a Critical TechWorks a trabalhar no seu desenvolvimento”.

Ler Mais




Comentários
Loading...