Esta é a melhor cidade do mundo para se viver. Portugal não consta do Top 10

A pandemia Covid-19 veio agitar o ranking anual das melhores cidades do mundo para se viver, realizado pela Economist Intelligence Unit. Auckland, na Nova Zelândia, passa agora para primeiro lugar da tabela, substituindo Viena, que sofreu uma queda, sendo atirada para fora do top 10 mundial.

Nenhuma cidade portuguesa aparece nos primeiros 10 lugares desta tabela.

A capital da Áustria assumia o primeiro lugar da tabela desde 2018, de mãos dadas com Melbourne. Mas a gestão da pandemia na Nova Zelândia levou Auckland a destronar Viena. Wellington, capital neozelandesa, entrou também para o top cinco de cidades com maior qualidade de vida.

Mas foram os próprios residentes destas cidades que reagiram com alguma surpresa a esta escalada no ranking, apontando os elevados preços da habitação, a falta de condições de habitabilidade de algumas casas ou o trânsito intenso como problemas existentes que fazem estranhar esta subida.

“Está tudo dito sobre o estado do planeta quando Wellington é considerada a quarta melhor cidade do mundo para se viver”, escreveu por exemplo o jornalista neozelandês Ben McKay.

Thomas Coughlan, também jornalista, refere: “Aqui não há pandemia, então é tecnicamente mais fácil estar vivo aqui do que morto noutro local”, comentou o repórter de política Thomas Coughlan.

A própria Economist Intelligence Unit assume que Auckland e Wellington entraram para os lugares cimeiros da tabela, principalmente por poderem desfrutar de um estilo de vida semelhante ao que se vivia antes da pandemia.

A Economist Intelligence Unit não publica o ranking na íntegra, tendo apenas revelado o top 10 das melhores e piores cidades do mundo para se viver, não aparecendo qualquer localidade portuguesa.

Top 10 das melhores cidades do mundo para viver:

Auckland, Nova Zelândia

Osaka, Japão

Adelaide, Austrália

Wellington, Nova Zelândia

Tóquio, Japão

Perth, Austrália

Zurique, Suíça

Genebra, Suíça

Melbourne, Austrália

Brisbane, Austrália

Top 10 das piores cidades do mundo para viver:

Caracas, Venezuela

Duala, Camarões

Harare, Zimbabué

Karachi, Paquistão

Daca, Bangladesh

Porto Moresby, Papua-Nova Guiné

Lagos, Nigéria

Damasco, Síria

Ler Mais




Notícias relacionadas
Comentários
Loading...