Espanha vai investir 4,3 mil milhões de euros na produção de veículos elétricos e baterias

O Governo espanhol anunciou esta segunda-feira que pretende investir 4,3 mil milhões de euros na produção de veículos elétricos e baterias no país, no âmbito de um grande programa nacional financiado principalmente por fundos de recuperação da União Europeia.

De acordo com a Reuters, o primeiro-ministro Pedro Sánchez revelou que o plano governamental inclui toda a cadeia de produção, bem como subsídios a empresas com o objetivo de construir a primeira fábrica de baterias do país e aumentar o fabrico de veículos elétricos.

“É importante para Espanha reagir e antecipar esta transformação no setor automóvel europeu”, observou o governante, referindo que o setor privado pode contribuir com um valor estimado de 19,7 mil milhões de euros para a iniciativa entre 2021 e 2023.

Espanha é o segundo maior produtor de automóveis da Europa, imediatamente a seguir à Alemanha, e o oitavo maior do mundo.

Integrado num pacote de 13 mil milhões de euros destinado à mobilidade sustentável, o montante canalizado para a iniciativa deverá contribuir para que a produção económica alcance a 15% até 2030, segundo o primeiro-ministro.

O programa poderá promover a criação de até 140.000 novos empregos e impulsionar a economia nacional em 1% -1,7%, de acordo com estimativas governamentais.

Embora poucos licitantes do setor privado tenham manifestado interesse publicamente nos fundos, a marca espanhola SEAT da Volkswagen e a concessionária Iberdrola formaram uma aliança para avançarem com uma licitação.

Ler Mais




Comentários
Loading...