Degelo: Derreteu gelo na Gronelândia suficiente para cobrir quase duas vezes a área de Portugal

Um fenómeno de degelo maciço ocorreu na Gronelândia este mês. Não foi tão extremo como o que ocorreu em 2019, mas foi o suficiente para cobrir uma área equivalente a quase duas vezes a área de Portugal com cinco centímetros de água.

Embora este fenómeno não esteja a ser tão extremo quanto o de 2019, ano recorde de degelo, a área geral da camada de gelo que está a perder massa é na verdade maior, de acordo com o Portal Polar, que representa as instituições dinamarquesas de investigação do Ártico que estudam a camada de gelo da Gronelândia.

Os investigadores alertaram no Twitter para um “degelo maciço na Groenlândia”, acrescentando que “seria o suficiente para cobrir a Flórida com cinco centímetros de água”. O estado da Flórida tem cerca de 170 quilómetros quadrados, o que equivale a quase duas vezes a área de portugal que tem pouco mais de 92 quilómetros quadrados.

Os impactos das alterações climáticas têm sido especialmente gravosas no Ártico, que está a aquecer três vezes mais depressa do que a média global.

A Gronelândia, região autónoma dinamarquesa, está a sofrer cada vez mais com fenómenos semelhantes.

Ler Mais


Comentários
Loading...