Covid-19:Truques para sobreviver ao calor com máscara na cara

Usar máscara como medida de proteção contra a covid-19 já entrou na rotina de quase todos. Mas com as temperaturas a subir, pode ser verdadeiramente desafiante circular com a cara protegida.

O jornal The Sun reúne alguns truques que ajudam a sobreviver ao calor sem ter de ficar desprotegido.

Escolha uma cor clara

As cores escuras absorvem mais o calor do sol. Usar uma máscara branca ou de cor clara fará com que o seu rosto fique menos quente, pois essas cores refletem melhor a luz do sol.

Opte pelo material certo

Com uma oferta enorme no mercado, pode ser difícil escolher o material, principalmente se as máscaras forem compradas online. Embora as máscaras cirúrgicas azuis sejam as mais eficazes a proteger, não são necessárias para quem não é profissional de saúde. Uma opção mais confortável será o algodão ou o bambu.

Tenha sempre máscaras extra

No calor, é mais provável que se transpire. Traga sempre uma máscara extra, especialmente se usar algodão, pois pode absorver mais humidade. De qualquer forma, as máscaras não devem ser usadas durante mais de cinco horas.

Mantenha-se hidratado

É importante que a máscara não faça com que beba menos água. Manter-se hidratado ajudará a controlar a temperatura corporal e é perfeitamente possível tirar a máscara por um momento para beber água. Cuidado para não molhar a máscara, porque uma máscara húmida é menos eficaz.

Não se esqueça do protetor solar

Com máscara na cara, é possível que caia na tentação de não colocar protetor solar. Mas é preciso ter atenção que os raios ultravioleta conseguem atravessar a máscara e aumentar o risco de cancro de pele.

Não coloque a máscara no frigorífico

Em ondas de calor, há quem coloque roupas no frigorífico e a mesma ideia pode aplicar-se às máscaras. Mas atenção: isto pode provocar queimaduras na cara e por isso não vale a pena correr o risco.

Afaste-se do calor

A Universidade Johns Hopkins recomenda que qualquer pessoa que se sinta tonta, com vertigens ou com dificuldade para respirar, deve sair do calor. “Independentemente do tipo de máscara, não tente deixar seu rosto mais fresco mergulhando a máscara em água. Molhar as coberturas faciais pode comprometer sua capacidade de filtração”, dizem os especialistas.

Ler Mais




Comentários
Loading...