Com Olimpíadas a começar, duas grandes tempestades aproximam-se do Japão, China e Taiwan

Duas grandes tempestades formaram-se no Leste Asiático e ambas devem atingir toda a região com ventos e chuvas fortes nos próximos dias.

A tempestade tropical Cempaka se intensificou-se e assume agora a forma de furacão no Mar do Sul da China. A tempestade registou ventos de até 120 quilómetros por hora e estava localizada a cerca de 185 quilómetros a sudoeste de Hong Kong desde as 5h da manhã.

Não é previsível que a Cempaka se intensifique à medida que se aproxima da terra, explica uma meteorologista da ‘CNN’, avaliando os sinais de alerta de furacão do Observatório de Hong Kong.

A outra tempestade, a In-Fa, está a seguir mais para norte, afetando principalmente as ilhas do sul do Japão e Taiwan. A previsão é a de que se torne em furacão hoje à noite, mas não é provável que se cruze com a Cempaka.

Espera-se que a In-Fa traga chuva ao Japão ainda antes dos Jogos Olímpicos, que começam em Tóquio nesta sexta-feira. As grandes ondas associadas à tempestade podem, no entanto, ser motivo de satisfação para os surfistas que treinam para a competição olímpica de surf.

É previsto que a Cempaka chegue na terça-feira à tarde ou à noite perto da cidade de Yangjiang, na província chinesa de Guangdong, trazendo chuvas torrenciais para zonas do sudeste do país durante grande parte desta semana.

Prevê-se ainda uma precipitação generalizada de 100 a 200 milímetros nas províncias de Guangdong, Guangxi e Hainan.

Locais isolados podem aproximar -se dos 500 milímetros até sexta-feira. Haverá também ventos fortes, especialmente perto do litroal, onde a tempestade atingirá o continente, o que pode causar cortes de energia.

O Joint Typhoon Warning Center prevê que a Cempaka passe sobre estas províncias e, possivelmente, volte ao Mar da China Meridional neste fim de semana, mantendo um risco elevado de chuva e inundações, especialmente perto da costa.

Ler Mais




Comentários
Loading...