Agora há cinco oceanos na Terra, diz a National Geographic Society

Atlântico, Pacífico, Índico e Ártico eram, até agora, os quatro oceanos reconhecidos pela National Geographic Society, ou seja, os únicos que aparecem nos mapas do planeta Terra desde 1915 – quando esta organização começou a desenhar o mundo em forma de mapa. No entanto, agora tudo muda.

Segundo avança o jornal Independent, a National Geographic Society decidiu aceitar um novo oceano, composto pelo corpo de água que rodeia a Antártida. Desta forma a água em torno dos dois polos passa a estar dividida em dois oceanos, dando origem ao novo oceano do Sul.

Citada pela mesma publicação britânica, a associação indica que os cartógrafos consideram que as correntes que circundam a Antártida fazem com que a água seja diferente ao ponto de poder ser um oceano independente.

«O oceano do Sul tem sido reconhecido por cientistas há muito tempo, mas como nunca houve um acordo internacional, nunca o reconhecemos oficialmente», explica Alex Tait, geografo da National Geographic Society.

O mesmo responsável adianta que a medida já estava em cima da mesa há anos, mas que só agora decidiram avançar, tornando oficial uma separação que já era mencionada a nível científico e na imprensa, por exemplo.

O Sul é o único oceano cujos limites são definidos pelas suas correntes em vez de ter em consideração as fronteiras dos continentes.

Ler Mais




Notícias relacionadas
Comentários
Loading...