Truques eficazes para definir objetivos com sucesso em 2021

Definir objetivos é sempre uma boa ideia. Seja anualmente ou semestralmente o importante é que defina metas que ajudem a guiar a sua atividade e que fomentem a sua motivação ao longo dos meses. Estes podem ser objetivos profissionais ou pessoais.

Este tipo de organização mental irá ajudar a que seja mais produtivo e capaz de concretizar mais tarefas. No final, ao saber que atingiu uma qualquer meta definida anteriormente irá sentir uma enorme alegria e confiança.

Todavia nem sempre é fácil perceber exatamente como devemos definir estas metas e quais as formas mais eficazes para as alcançar. Eis alguns dos truques mais essenciais que prometem ajudar.

 

  1. Decida onde quer chegar

Olhe bem para o seu futuro, para os próximos anos, meses, semanas e dias. Onde quer realmente chegar? O que mais deseja concretizar nas diferentes fases da sua vida? Seja capaz de definir algumas metas – mesmo que sejam bastante genéricas – para estes diferentes momentos.

Ter um bom objetivo para este ano é um excelente ponto de partida. A partir daí vá criando sub-objetivos mais pequenos que consiga concretizar com maior facilidade e que o vão aproximar da meta final.

 

  1. Brainstorm

É fundamental que consiga definir diversos e distintos objetivos. Analise a sua vida pessoal, profissional e financeira. Para cada uma destas áreas vá escrevendo algumas das principais metas que desejaria alcançar. Faça um mix entre objetivos ambiciosos e objetivos mais concretizáveis. No final terá uma lista bastante mais completa que irá permitir que defina uma hierarquia de importância, priorizando alguns objetivos em particular.

 

  1. Defina um limite de tempo

Depois de ter a sua lista de objetivos criada é importante que olhe para o calendário. Procure definir um deadline razoável para concretizar as suas metas. Poderá depois criar um conjunto de lembretes que ajudem a que mantenha um rumo produtivo ao longo dos próximos dias e semanas. A partir do momento em que define uma data final para concretizar algo, é muito importante que defina também deadlines para os sub-objetivos. Este tipo de organização irá permitir que sinta mais calmo e em controlo da sua realidade.

 

  1. Crie um plano de ação

Assim que tiver bem definido os seus objetivos e as datas em que os deseja concretizar, é tempo de perceber exatamente como conseguirá lá chegar. É fundamental que seja sincero e realista. Analise os passos que terá que seguir para alcançar o que deseja. Faça uma listas simples onde enumere as diferentes tarefas que terá que concretizar. À medida que vai avançando poderá ir riscando cada um destes elementos da sua lista.

 

  1. Responsabilização

É natural que se possa sentir algo desconfortável com a ideia de comunicar livremente os seus objetivos a outra pessoa. No entanto, este é um passo importante que irá reforçar o compromisso que estabeleceu consigo mesmo. Seja com um familiar, amigo ou com um estranho na internet, expressar aquilo que pretende irá tornar tudo mais “sério”. Aumentando obviamente a sua responsabilidade para levar um determinado projeto avante. Ter alguém a acompanhar a nossa evolução é crucial para nos mantermos focados.

 

 





Notícias relacionadas
Comentários
Loading...