Sumo de cenoura. Descubra os seus poderosos (e surpreendentes) benefícios

Habitualmente quando pensamos em cenouras imaginamos logo o seu sabor e som estaladiço. Este é um tipo de vegetal que muitos escolhem consumir no seu estado cru, funcionado como um saudável snack a meio da tarde.

A verdade é que as cenouras são compostas por inúmeros nutrientes e vitaminas importantes para a sua saúde. Beta caroteno, vitamina A e C, potássio, etc. Estes são apenas alguns dos principais exemplos. Este é um vegetal que pode ser facilmente ingerido ou cru ou cozinhado, todavia nos últimos tempos tem ganho popularidade enquanto sumo.

Poder usufruir dos inúmeros benefícios das cenouras num sumo que pode levar para qualquer sítio é uma maneira bastante prática de cuidar do seu bem-estar. Eis 4 dos benefícios mais poderosos associados ao ingerir de sumo de cenoura.

 

  1. Proteger a visão ocular

Esta é provavelmente uma das ideias mais repetidas pelas nossas avós. A verdade é que diversos estudos têm associado um maior consumo de beta carotenos a uma redução drástica do risco de degeneração macular. Esta é infelizmente uma das principais causas de cegueira durante o envelhecimento, não sendo conhecida nenhum tipo de cura.

 

  1. Pele radiante

O betacaroteno é um nutriente poderoso que não serve apenas para proteger os olhos. A sua ação antioxidante permite proteger a pele contra os raios UV, evitando assim o envelhecimento prematuro, as manchas e cancro de pele. Este sumo está também repleto de vitamina C, capaz de aumentar a produção de colagénio. Esta substância irá assegurar a uma pele mais elástica e firme. No entanto, não deve nunca beber demasiado sumo de cenoura pois isso pode resultar num tom de pele mais laranja. A moderação é recomendada.

 

  1. Saúde Cardíaca

De forma geral, o consumo de vegetais e legumes é recomendado para proteger a saúde do seu coração. No entanto, as cenouras são particularmente poderosas para este efeito. Isso acontece porque são compostas por um conjunto de nutrientes – tais como o potássio – capazes de ajudar a controlar a pressão arterial. De resto as vitaminas A, C e são igualmente fundamentais para reduzir o risco de inúmeras doenças cardíacas, diminuído o colesterol e a formação de placa nas artérias.

 

  1. Reforço do sistema imunitário

Por último, este é um sumo capaz de ajudar na proteção do seu sistema imunitário – algo particularmente importante em contexto de pandemia. As vitaminas e nutrientes existentes nas cenouras irão ajudar o organismo a combater gripes e constipações. Dado que a deficiência de vitamina B6 é algo particularmente comum nas mulheres com mais de 50 anos, o consumo de sumo de cenoura é assim uma forma eficaz e saborosa de restabelecer a sua proteção, energia e disposição.

 

 

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