Sexta-feira 13. Eis 13 factos (curiosos) sobre o dia de maior azar do calendário

Chegou hoje o dia que muito temem. Não é um dia como qualquer outro. Saímos de casa com maior cuidado, olhamos em nosso redor em busca algo, temos mais atenção onde colocamos os pés e como usamos as mãos. “Não vá o diabo tecê-las”, como nos avisa o ditado popular.

Mas será que conhecemos realmente o significado desta data? É agora tempo de conhecer um pouco melhor este dia azarento e perceber o que está por detrás desta superstição.

 

  1. Não se sabe bem porque é um dia temido

Muito pouco se sabe sobre a história deste dia. Alguns historiadores acreditam que a superstição em torno do mesmo começou no final do séc. XIX. Outros acreditam que este dia tem origem na Bíblia e no facto de Jesus Cristo ter sido crucificado numa sexta-feira e de ter tido 13 convidados na Última Ceia.

A primeira menção documentada a este dia de azar aconteceu no livro da biografia de um compositor italiano que morreu exatamente numa sexta-feira, dia 13. Já em 1907 o livro “Friday the Thirteenth” do escritor americano Thomas Lawson contribuiu certamente para este misticismo.

 

  1. No entanto, o medo é muito real

O medo deste dia é tão real que existe um termo para o descrever: parascavedecatriafobia. Este termo é resultado da junção das palavras gregas “paraskevi” (“sexta-feira”), “dekastreis” (“treze”) e “phobia” (“medo”). A palavra é considerada uma variação do termo “triskadekafobia” ou “fobia do número 13”.

 

  1. … e extremamente comum

Os especialistas afirmam que a parascavedecatriafobia é algo que afeta milhares de pessoas em todo o mundo. Estima-se que que alguns negócios – em particular as companhias áreas – percam bastante dinheiro devido a esta data e aos receios dos clientes. O medo do número 13 é ainda mais comum. Muitos hotéis e prédios altos escolhem “saltar” este andar exatamente por este motivo.

 

  1. No máximo podem existir 3 dias como este num ano

Uma coisa é certa, todos os anos existe pelo menos uma sexta-feira 13. No entanto, e felizmente, o máximo de dias como este que se podem registar no calendário é três. Isto significa que apenas podem passar no máximo 14 meses até se viver um dia de azar.

 

  1. A culpa é do Domingo

Para que um determinado mês possa ter uma sexta-feira 13 é necessário que o seu primeiro dia comece num domingo. Pode parecer estranho, mas é verdade. Se abrir um calendário pode confirmar esta situação. Em 2020 tivemos um dia como este apenas em Março.

 

  1. Existe um padrão no calendário associado a esta data

Sempre que um ano comum começa numa quinta-feira, então é certo que nos meses de Fevereiro, Março e Novembro existirá uma sexta-feira 13. Durante o século XXI, isto irá acontecer 11 vezes. A próxima vez que se irá verificar este padrão será em 2029. Depois disso só em 2037.

 

  1. Até em anos bissextos pode existir uma sexta-feira 13

Também três datas destas podem acontecer num ano bissexto. Neste caso, se o primeiro dia do ano calhar num Domingo, então isso irá determinar que os meses de Janeiro, Abril e Julho vão ter uma sexta-feira 13. Este é um ciclo que acontece de 28 em 28 anos. Ou seja, no séc. XXI apenas irá acontecer três vezes: em 2012, 2040, 2068 e 2096.

 

  1. Alfred Hitchcock nasceu numa sexta-feira 13

Claro que o mestre do suspense teria que ter nascido numa data apropriada. Nasceu numa sexta-feira, a 13 de Agosto de 1899. A sua estreia enquanto realizador aconteceria apenas em 1922 com um filme intitulado “Number 13”.

 

  1. Não é considerado de forma universal um dia de azar

Nem todas as culturas associam a esta data o azar. Por exemplo, em Itália o dia que é verdadeiramente receado é a sexta-feira 17 e não a sexta-feira 13. De resto, para os italianos o dia 13 é até considerado um número de sorte.

 

  1. … e a ciência parece comprovar que não existe nenhum fundamento que explique esta superstição

Não existe praticamente nenhum fundamento para que se associe azar a esta data. Muitos estudos têm já comprovado que não existe nenhuma ligação entre uma sexta-feira 13 e um maior número de acidentes, visitas ao hospital, desastres naturais ou outro tipo de tragédias.

 

  1. Este dia inspirou uma das sagas de filmes mais rentáveis de Hollywood

O sucesso comercial do filme “Friday 13th” de 1980 deu origem nos anos subsequentes a outros 12 filmes de terror, uma série televisiva e ainda a um livro sobre o tema. Apesar de estes filmes não terem recebido grandes elogias por parte dos críticos a verdade é que forma criando uma verdadeira legião de fãs. A máscara usada pela personagem principal continua ainda hoje a ser uma imagem icónica da cultura pop.

 

  1. A Finlândia utiliza esta data para campanhas de sensibilização

Desde 1995 que este país do norte da Europa tem dedicado anualmente uma sexta-feira 13 para assinalar o Dia Nacional dos Acidentes. Este dia tem o objetivo de sensibilizar a população sobre diversos tópicos ligados à segurança rodoviária, no trabalho e em casa.

 

  1. Em 2029 um asteroide vai passar junto à Terra nesta data

Será precisamente na sexta-feira, dia 13 de Abril de 2029, que o asteroide “99942 Apophis” irá passar junto ao nosso planeta. Descoberto em 2004, existia um receio inicial de que pudesse vir a colidir diretamente com a Terra. Desde então essa hipótese foi já desconsiderada e tudo irá acontecer sem qualquer risco para a nossa segurança.

 

 

[Leia também: Vaticano. O país mais pequeno do mundo está cheio de factos surpreendentes]

 



Notícias relacionadas
Comentários
Loading...