Dorme a sesta? Pode ser um alerta para problemas de saúde

Para alguns de nós, ter sono ao longo do dia é uma constante. Mas devemos realmente fazer uma sesta quando está sol lá fora? Será que isso tem um efeito benéfico na nossa saúde a longo prazo?

A resposta está longe de ser um simples sim ou não. Existem alguns casos em que a tendência de dormir durante o dia é um indicador de problemas de saúde. De acordo com especialistas em sono, se passar a maior parte do dia sonolento, pode haver um problema subjacente, como stress ou insónia.

Uma maneira de saber é observar a duração das suas sestas – 60 minutos ou mais é um sinal de que algo está errado com seu sono ou com sua saúde, segundo Michael Grandner, diretor do Programa de Pesquisa do Sono e Saúde na Universidade do Arizona.

As sestas fazem sentido se o sono noturno for de má qualidade, e parecem ser a coisa mais importante numa tarde em que não se consegue concentrar no que tem de fazer. Mas a sesta não deve tornar-se um hábito diário.

Há ainda um grupo de pessoas que pode realmente beneficiar das sestas. Estes indivíduos, devido à sua genética, enquadram-se numa categoria conhecida como “nappers” naturais ou habituais. Estas pessoas diferenciam-se daquelas que dormem de tarde para compensar o sono perdido, pois este sono já é um hábito seu, que está enraizado na sua rotina.

Rotina de sono ideal

A Organização Mundial de Saúde declara que o ideal são oito a nove horas de sono por noite, sendo que uma pessoa consegue ser saudável a dormir só sete horas. Abaixo disso, é porque há privação do sono.

A sesta é um fenómeno relativamente regular, sobretudo na Península Ibérica. Mas tentar compensar uma noite mal dormida com um período de sono diurno é uma decisão a evitar e, de forma alguma, se deve tornar um hábito. O especialista norte-americano aconselha as pessoas que ao acordar sintam uma tontura e ainda mais cansaço, a consultar um médico.

Esse estado de desorientação é conhecido como inércia do sono, quando o corpo tenta dizer que não tem ainda as energias todas recarregadas e que ainda não está pronto para acordar completamente.

Pode dormir à tarde, mas só por um período limitado de tempo. O tempo aconselhado para as suas sestas é de 25 minutos, pois antes disso o seu corpo não entrou num estado de sono profundo.



Notícias relacionadas
Comentários
Loading...