Serotonina. Saiba como aumentar os níveis deste importante neurotransmissor

Existem dias em que tudo parece correr bem. Estamos bem-dispostos, sentimo-nos bem e confiantes. Isso é invariavelmente um sinal de que a serotonina está a atuar da melhor maneira possível no nosso corpo.

Também conhecida como a “molécula da felicidade”, a serotonina é uma substância química que nos faz sentir bem, confiantes e positivos. Contudo, tal como acontece com a dopamina, quando os níveis de serotonina estão em baixo, tal pode deixar-nos tristes ou, por vezes, até mesmo deprimidos.

[Leia também: 3 formas (instantâneas) de melhorar a sua disposição e felicidade]

A serotonina atua em várias zonas do nosso corpo, por isso, é responsável por um conjunto de funções que vão desde a regulação do sono, do controlo emocional e do apetite.

Existem diversas formas – naturais e suplementares – de conseguir estimular a produção de serotonina no corpo. Eis alguns dos exemplos mais eficazes, listados pelo portal TuaSaúde.

 

  1. Praticar exercício físico

Uma prática de atividade física regular é fundamental para aumentar os níveis de serotonina que circulam no nosso organismo. Isto acontece porque estimula a produção e libertação de triptofano, que é o aminoácido responsável pela produção de serotonina.

Qualquer tipo de atividade física pode dar início a este processo, no entanto os exercícios aeróbicos são particularmente eficazes para este efeito. Corrida, natação, caminhada ou dança são alguns dos exemplos que deve seguir.

 

  1. Exposição solar

Diversos estudos indicam que uma exposição diária ao sol é igualmente um hábito capaz de aumentar os seus níveis de serotonina. Este tipo de atividade promove a produção de vitamina D, que acaba por acelerar o metabolismo do triptofano, resultando na formação de maiores quantidades de serotonina.

Assim, é recomendado que dedique todos os dias 10 a 15 minutos do seu tempo a “apanhar sol”. De preferência numa hora de menor calor, na qual possa evitar a colocação de protetor solar.

 

  1. Alimentação rica em triptofano

A alimentação é igualmente determinante para todo este processo. Sobretudo porque é através desta via que poderá privilegiar certos alimentos ricos em triptofano. Para aumentar os seus níveis de serotonina deve assim escolher consumir por exemplo mais queijo, salmão, ovos, bananas, abacate, nozes, castanhas, etc.

 

  1. Relaxamento

Algumas atividades mais relaxantes como a meditação ou o ioga podem também ajudar a aumentar os níveis de serotonina, isto porque através destas atividades conseguirá regular a sua atividade nervosa e melhor a ação dos neurotransmissores. Isto irá não apenas promover uma maior sensação de bem-estar, como será igualmente capaz de diminuir sintomas de stress e ansiedade.

As massagens poderão também ser uma outra alternativa, capaz de favorecer resultados semelhantes.

 

  1. Suplementos

Sempre que as técnicas naturais não forem suficientes para aumentar a serotonina, poderá considerar o uso de suplementos capazes de aumentar a concentração de triptofano no organismo. Suplementos como o 5-HTP conseguem facilmente chegar ao sistema nervoso e induzir a produção de serotonina. O uso de probióticos pode igualmente promover níveis mais elevados deste neurotransmissor, dada a sua ação no estímulo de triptofano no sangue.

É apenas importante salientar que o uso de suplementos deve ser sempre indicado ou acompanhado por um especialista médico, que adeque as dosagens à necessidade da pessoa.

 

[Leia também: Suplementos alimentares: o que são e para que servem]

 



Notícias relacionadas
Comentários
Loading...