Serão estas as estratégias mais eficazes para proteger a sua felicidade?

A partir de uma certa idade e fase das nossas vidas começamos a imaginar de uma forma mais intensa como será o resto da nossa vida. Depois de atingirmos a meia-idade a nossa perceção do tempo é alterada e parecemos ficar mais conscientes do tempo real que ainda nos resta.

Sobretudo no caso dos homens e das mulheres que se encontram solteiros durante este período das suas vidas pode criar-se uma ideia de que já será tarde para encontrar um novo amor. Essa angústia pode gerar um grande desânimo e uma intensa frustração. Todavia é importante lembrarmo-nos que a nossa felicidade nunca deve estar dependente de uma outra pessoa.

Pode até perfeitamente acontecer que encontre uma nova pessoa especial com quem queira partilhar a sua vida. No entanto não deve colocar todo o seu bem-estar dependente desta possibilidade. É essencial que aprenda a viver bem sozinha e que seja capaz de viver uma vida enriquecedora independentemente de quem tem a seu lado.

Eis algumas das coisas que podem ajudar a encontrar um maior propósito e a assegurar a sua felicidade durante este período da sua vida, de acordo com o portal VivaFifty.

 

  1. Inscrever-se em cursos

Estudar algo que lhe interesse, ganhar novas competências profissionais, aprender a cozinhar melhor, dedicar-se à arte, a aprender um novo idioma, etc. Tudo isto são exemplos de coisas que podem enriquecer a sua vida. Identifique um interesse em particular e procure um curso capaz de auxiliar a sua jornada de aprendizagem. Se tiver a sorte de o fazer presencialmente irá ainda conseguir conhecer novas e interessantes pessoas.

 

  1. Meditar

Existem já diversos indícios que apontam para a forma como a meditação e o mindfulness podem ser capazes de oferecer uma maior felicidade às nossas vidas. Este tipo de prática irá permitir que encontre um maior equilíbrio emocional que assegure de uma forma mais constante o seu bem-estar. A meditação é capaz de nos ajudar a valorizar mais as pequenas coisas que rodeiam a nossa existência. Estar mais consciente do momento presente irá permitir aliviar a sua ansiedade e stress.

 

  1. Viajar

Viajar é umas das melhores experiências que temos à nossa disposição. Este tipo de aventuras permite-nos conhecer novos locais, culturas e pessoas que nos inspiram. Outro ritmo de vida, outra forma de cozinhar, etc. Conseguir captar um pouco dessa diferente energia irá possibilitar uma vida mais rica, mais gratificante e feliz. Isto é algo que pode fazer sozinha ou com amigos.

 

  1. Apoiar a sua comunidade

Participar de forma ativa no cuidar da sua comunidade ou de populações mais vulneráveis é algo que irá enriquecer imensamente a sua vida. Este tipo de atividade solidária permite-nos sentir mais próximos dos outros, permite-nos sentir que estamos a criar uma mudança positiva na vida de alguém. É uma interação que nos obriga a socializar e a conhecer pessoas/histórias novas.

 

  1. Gratidão

Por último, isto é algo que não envolve nenhum tipo de interação social. Trata-se apenas de um exercício individual e de auto-reflexão, capaz de ajudar a que se sinta mais feliz. Ao longo do nosso quotidiano, e sobretudo quando acontece algo que nos entristece, pode ser difícil concentrarmo-nos nas coisas que nos fazem mais felizes. A nossa mente tende infelizmente a focar-se mais nos aspetos negativos. É assim importante que obrigue a sua mente a pensar e lembrar todos os aspetos mais felizes da sua vida. As pequenas e grandes coisas que lhe trazem felicidade e alegria. Sinta-se grata por ter esses elementos na sua vida. Poderá criar um diário onde enuncia regularmente todas estas coisas.

 

 

Ler Mais




Notícias relacionadas
Comentários
Loading...