Problemas na relação? Eis 4 formas de recuperar uma dinâmica mais feliz

Todos sabemos que os relacionamentos são altamente voláteis e dinâmicos. Ao longo da sua vida é natural que experiencie tanto fases boas como fases menos boas na sua relação com o seu parceiro amoroso, com os seus amigos ou familiares.

É absolutamente necessário saber ultrapassar momento em que as coisas parecem não estar a correr tão bem. Sentimo-nos mais afastados, distantes e desconectados. O amor parece desvanecer e o entusiasmo atinge índices mínimos.

[Leia também: 4 tipos de mentiras capazes de destruir uma relação]

Mas afinal como podemos recuperar e corrigir eficazmente estes momentos? Não existe propriamente nenhuma solução milagrosa, no entanto diversos especialistas apontam para algumas estratégias que podem permitir voltar a colocar a sua relação no rumo certo.

 

  1. Escolha a colaboração ao invés da competição

Os seres humanos têm uma tendência natural para se envolverem em diversos tipos de comparações sociais. Julgamos o nosso valor em comparação com as outras pessoas. Se temos melhor condições ou somos melhor sucedidos que o outro então sentimo-nos bem.

Sendo certo que este tipo de mentalidade pode ser importante para fomentar a motivação e estimular a ambição, a verdade é que é algo nefasto no contexto de uma relação.

Evite sempre comparações deste gênero com o seu parceiro. Não se sinta melhor por estar a ser mais disciplinado a cumprir uma dieta alimentar, nem se sinta invejoso pelo seu eventual maior sucesso profissional. Adote uma mentalidade cooperativa na qual o sucesso de cada um contribui para o sucesso de ambos.

Uma boa estratégia para fomentar este sentimento poderá ser definirem um projeto comum ou começarem a praticar um desporto coletivo, no qual juntos possam tentar “vencer o resto do mundo”.

 

  1. Seja mais compreensivo e menos crítico

Vamos sempre procurar a verdade e tentar identificar a informação falsa. Isto leva a que tentemos sempre assumir uma atitude crítica perante o mundo e perante aqueles de quem mais gostamos. Quando nos é dito ou confessado algo, começarmos imediatamente a tentar perceber se isso é exatamente verdade ou se existe algo que merece correção.

Apesar deste ser um comportamento saudável, a verdade é que por vezes pode gerar alguma tensão desnecessária nas relações. É fundamental que consiga assegurar que na sua relação o outro sente-se confortável para partilhar consigo qualquer preocupação ou ideia, sem medo de um excesso de julgamentos ou críticas.

Mesmo quando não concorda com tudo o que o seu parceiro diz, procure oferecer “espaço” para que este se sinta ouvido, apoiado e compreendido. Isto vai aproximar o casal. Mais tarde com calma e através de conversas poderá expressar as suas opiniões.

 

  1. Não tenha medo de mudanças radicais

Por vezes a melhor estratégia para recuperar uma relação que se encontra mais fragilizada é fazer algo completamente novo e diferente com o seu parceiro, que permita estimular algum do entusiasmo que caracterizou inicialmente a relação.

Faça uma viagem longa em conjunto num local exótico, decida ir viver para uma nova cidade, inicie um qualquer hobbie em conjunto que estava sempre a ser adiado, etc. Não tenha medo de experimentar coisas novas que possam “abalar” um pouco a relação.

O pior que pode fazer é mesmo ignorar os sinais de afastamento e simplesmente deixar que a relação esmoreça aos poucos. Procure agir ativamente.

 

  1. Relembre-se do que funciona

Os seres humanos têm uma tendência natural para exagerar certos problemas. Especialmente quando as nossas emoções são estimuladas os nossos pensamentos podem-se tornar algo descontrolados. Imaginamos sempre os piores cenários possíveis e esquecemos as estratégias que sempre nos têm ajudado a assegurar um bem-estar coletivo.

Pense nos momentos mais felizes. Lembre-se daquilo que faziam mais em conjunto nessa altura. O que caracterizava o vosso relacionamento. Tente recuperar algumas desta memória felizes. Procurar igualmente analisar a vida de outros casais e identifique algumas das coisas que gostaria de adicionar ao seu relacionamento.

 

 

[Leia também: O segredo para “manter a chama acesa” na longevidade da relação]

 



Notícias relacionadas
Comentários
Loading...