Prendas de Natal. 10 coisas que deve considerar antes de comprar brinquedos

O Natal está prestes a chegar. Esta é uma das mais bonitas alturas do ano, sendo a altura ideal para celebrar junto da família e para aproveitar inúmeras refeições deliciosas. No entanto, sobretudo para os pais, este pode se tornar igualmente num período de enorme stress.

A missão de escolher o presente ou brinquedo ideal para oferecer aos mais novos pode ser altamente desafiante. Hoje em dia as opções são tantas que é fácil sentirmo-nos perdidos. Afinal, o que será ideal para estimular o crescimento e divertimento de uma criança?

[Leia também: 3 formas eficazes de lidar com as birras dos mais novos]

Para ajudar nesta seleção felizmente existem algumas evidências cientificas que podem guiar a sua decisão de comprar. Eis alguns dos dados que deve considerar.

 

  1. O poder da brincadeira

Nem sempre é importante o brinquedo em si, mas antes a forma como é usado para brincar. A brincadeira é uma ação é essencial do desenvolvimento infantil, usada pelas crianças para aprender e desenvolver novos skills. Brinquedos que passem pela construção de estruturas vão encorajar o pensamento crítico e o pensamento cientifico. De resto, a brincadeira é um momento no qual as crianças podem ser o que quiserem, ajudando a que se sintam seguras, protegidas.

 

  1. Tempo passado em conjunto

As crianças desejam constantemente a atenção dos adultos, sobretudo dos pais e avós. Querem sempre brincar consigo e a verdade é que isso é muito importante para o seu desenvolvimento. O contacto com os adultos acelera a aprendizagem dos mais novos, que rapidamente aprendem a observar a forma como os adultos brincam e criam coisas. Procure escolher presentes que estimulem este tipo de atividade coletiva.

 

  1. Torne o exercício físico divertido

A atividade física estimula a mente das crianças e fomenta o seu desejo de brincar. As artes marciais, a aeróbica ou o yoga são tudo excelentes opções para o desenvolvimento dos mais novos. Os brinquedos que estimulem a atividade física são assim opções ideais não apenas para divertir as crianças, mas também para estimular a atividade física dos pais que porventura tenham menos tempo para ir ao ginásio.

 

  1. Respire

Todos podemos colher os benefícios de uma prática meditativa. O mindfulness ajuda a reduzir o stress e melhora a nossa concentração. Atividades como a jardinagem ou como um simples passeio junto à natureza podem melhorar consideravelmente a saúde e o bem-estar de toda a família. Brinquedos que estimulem este tipo de atividades na natureza, como kits de jardinagens, são uma excelente ideia para ajudar os mais novos a explorar a natureza e a relaxar.

 

  1. Design intemporal

O excesso de brinquedos espalhados por toda a casa pode deixar qualquer pai stressado. O mesmo se aplica às crianças. É assim recomendado que se concentre na qualidade ao invés da quantidade e opte por comprar brinquedos que possam durar muitos anos.  Escolha cores contemporâneas e designs bonitos que promovam a aprendizagem durante os momentos de brincadeira.

 

  1. Aparência semelhante

As crianças gostam de brincar com personagens que se assemelhem a eles. Gostam de bonecos que se comportem de uma forma natural e que tenham um visual comum. Este tipo de personagens, com diferentes habilidades e interesses, vai ajudar a fortalecer a confiança dos mais novos e ajudar a que estes explorem vários cenários através de brincadeiras “faz-de-conta”.

 

  1. Vamos falar

Certos brinquedos, como os blocos de construção ou os puzzles, são capazes de estimular os skills de conversação pois obrigam a que as crianças falem com os adultos e compreendam as formas/nomes dos objetos. Estes momentos de brincadeira vão possibilitar que compreendam melhor as relações entre os objetos, ao mesmo tempo que fortalecem os seus skills de conversação e linguagem.

 

  1. Brinquedos híbridos

Um recente estudo demonstrou que as crianças se sentem mais interessadas por um tipo mais fluído de brincadeira que envolva tanto o mundo digital como o mundo físico. A verdade é que para os mais novos pode ser algo desafiante compreender a relação entre os dispositivos digitais e os objetos analógicos. Como tal, todos os brinquedos que juntem estes dois universos são excelentes opções para estimular o seu desenvolvimento.

 

  1. A confiança é fundamental

Uma mentalidade de crescimento defende a nossa capacidade de evoluir os nossos skills e talentos ao longo do tempo. Este tipo de mentalidade pode ser também aplicado aos momentos de brincadeira. Isto significa que pode ser interessante adquirir brinquedos que estejam fora da zona de conforto das crianças e que os estimulem a crescer. Puzzles mais difíceis, kits mais complexos, etc. As melhores oportunidades de crescimento surgem em momentos de brincadeira.

 

  1. Divirta-se

Acima de tudo é fundamental que a brincadeira funcione como um momento de descontração e relaxe. Algo positivo e descontraído, tanto para as crianças como para os pais. Como tal não se esqueça de procurar sempre selecionar brinquedos capazes de colocar um sorriso na cara dos participantes.

 

 

[Leia também: 5 dicas para fazer compras online de uma forma segura]

 



Notícias relacionadas
Comentários
Loading...