Podem estes ‘skills’ profissionais ajudar a salvar a sua relação amorosa?

A pandemia tem dificultado a vida de muitos casais. O facto de subitamente termos de passar praticamente todo o nosso tempo exclusivamente com o nosso parceiro pode colocar uma pressão acrescida em qualquer relação. Até as relações mais saudáveis podem sofrer com este tipo de situação.

Deixámos de ter espaço para desanuviar. Falta-nos a oportunidade para proteger a nossa intimidade e os nossos interesses fora do contexto conjugal. Isto pode fomentar uma maior frustração e um clima de conflito.

De forma surpreendente, e de acordo com os especialistas do portal Psychology Today, existem algumas técnicas de negócios e skills profissionais que podem ajudar a lidar melhor com alguns destes principais problemas. Eis alguns dos exemplos que pode seguir.

 

  1. Valorizar o feedback positivo e negativo

Esta é considerada uma das formas mais eficazes de transmitir uma qualquer crítica. Basicamente é uma técnica que defende que antes de oferecer um qualquer feedback mais negativo deve ser capaz de dizer algo positivo. No final, deve terminar também salientado algo encorajador. Dado que num relacionamento é comum que os conflitos e as frustrações sejam mais prevalentes, não se esqueça sempre de ir tentando incluir feedback mais positivo antes e depois de qualquer crítica ou aspeto mais negativo.

 

  1. Faça sempre mais comentários positivos do que negativos

Deve procurar seguir um rácio que determine que estabelece sempre mais interações positivas do que negativas com o seu parceiro. Um qualquer conflito, discussão ou crítica devem ser equilibrados com um conjunto de – três ou mais – momentos felizes. Apenas assim se poderá evitar um clima de permanente e constante frustração.

 

  1. Encare a sua relação como uma start up

Pode ser bastante benéfico criar um paralelismo entre a gestão da sua relação e de uma empresa start up de sucesso. A mentalidade deverá ser semelhante. Procura-se estabelecer um conjunto de ideias, esforços e valores que assegurem o sucesso futuro de uma organização. O pensamento criativo deve apoiar a definição dos seus objetivos. Para onde queremos levar esta relação? Como podemos lá chegar? Procure conversar com o seu parceiro com o objetivo de encontrar respostas e estratégias criativas para ultrapassar os problemas que possam estar a afetar a relação.

 

  1. Estratégias de resolução de conflitos

Ao longo das décadas muitos têm sido os livros e estudos que procuram definir as melhores estratégias para lidar com conflitos no seio de uma organização empresarial. Poderá ser bastante útil procurar “canalizar” algum deste conhecimento para a sua relação afetiva. Existem inúmeras técnicas de comunicação que podem ser eficazes na resolução de problemas. A importância de ouvir antes de falar ou a capacidade de acomodar as necessidades dos outros nas decisões são dois bons exemplos.

 

  1. Aplicar técnicas de motivação

Esta é uma técnica originalmente pensada para ajudar os toxicodependentes a ultrapassar os seus principais problemas. Basicamente aqui a ideia é conseguir ajudar a outra pessoa a reconhecer a sua própria vontade de mudança. O objetivo será encorajar a pessoa a discutir a necessidade de mudar e apresentar as razões que podem motivar essa vontade.

Nestes casos não é eficaz tentar convencer a outra pessoa de algo ou forçar a sua própria opinião. O que se procura é que ao perguntar certas coisas estaremos a ajudar a outra pessoa a reconhecer aquilo que necessita de alterar. Fazendo apenas perguntas e não julgamentos de valor.

 

 





Notícias relacionadas
Comentários
Loading...