Pode o ‘mindfulness’ ajudar a recuperar o bem-estar após uma separação?

Será que o mindfulness nos poderá “salvar” após um grande desgosto amoroso? Parece uma ideia algo ambiciosa, quase impossível, todavia existem algumas evidências que podem explicar o porquê de as práticas de atenção plena terem o potencial para ser tão benéficas.

Quando terminamos uma relação de longo prazo é normal sentirmos um certo vazio. Podemos perder um pouco o rumo da nossa vida e esquecer algumas das coisas que são mais essenciais para o nosso bem-estar.

O mindfulness é assim uma filosofia cujos princípios nos permitem recentrar o foco através de uma melhor gestão dos nossos recursos internos, permitindo viver de forma mais sã. Esta prática irá permitir-nos tomar melhores decisões e evitar desnecessários estados de ansiedade.

Perceba agora de que forma poderá auxiliar a sua recuperação emocional com a ajuda das técnicas de mindfulness.

 

  1. Não faça nada

Quando foi a última vez que se sentou e parou durante alguns minutos para não fazer nada? O mindfulness promove este tipo de momentos de uma forma saudável. Parar e deixar de ser produtivo não tem que ser algo que nos preencha de culpa. Deve ser considerado como um ritual que nos permite recentrar o foco e concentração. Isto será particularmente em momentos de maior crise emocional.

 

  1. Ajuda a diminuir a depressão e ansiedade

Estudos comprovam que este tipo de práticas são capazes de gerar efeitos positivos na nossa mente e organismo que nos permitem sentir melhor e menos depressivos. Isto é algo que não acontece subitamente de um dia para o outro. É necessário que faça alterações ao seu estilo de vida e que se mantenha disciplinado para assegurar o tempo para cumprir as práticas de mindfulness no seu quotidiano. Após algum tempo irá começar a identificar os impactos positivos que estas mudanças estão a gerar na sua vida.

 

  1. Maior responsabilização

O mindfulness ajuda-nos a perceber de que forma somos responsáveis pelo controlo do nosso próprio estado emocional. Este tipo de práticas irá conseguir promover um maior relaxamento e uma maior capacidade de reflexão. Ao combinar estas duas coisas conseguimos aumentar a nossa compaixão própria e empatia para com os outros, compreendendo de uma forma mais plena a vida.

 

  1. Estar presente

Silenciar a mente, este é o objetivo do mindfulness. A disciplina promovida por estas práticas irá combater o excesso de pensamentos e receios na nossa mente. Evite preocupações desnecessárias relativas ao seu passado ou futuro. Pare de pensar nos seus erros. O que importa agora é que seja capaz de se focar no presente.

 

  1. Acalmar o ritmo

Hoje em dia todos temos uma necessidade enorme de sentir que estamos a ser produtivos. É uma quase obsessão que torna os nossos dias mais agitados. Temos dificuldade em parar e em concentrarmo-nos apenas numa tarefa. Após uma separação é provável que a sua mente esteja algo confusa e dispersa. Muitas serão as suas preocupações, todavia o mindfulness irá ajudar a abrandar o seu ritmo cardíaco e a encontrar um maior discernimento.

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