4 formas de tornar o seu Natal mais amigo do ambiente

1. Para o menu desta época festiva

Não compre em exagero. Assegure-se que tem o suficiente para uma noite feliz. Dê preferência a frutas e vegetais da época e verifique se o bacalhau ou polvo para a ceia de Natal é de média ou grande dimensão.

2. Na época de compras pode ter alguns cuidados…

…como usar os transportes públicos ou deslocar-se a pé ou de bicicleta. Aproveite o momento para fazer exercício e, quem sabe, ainda consegue fugir às filas de trânsito. Também pode levar o seu próprio saco, preferencialmente, de pano ou papel e ainda estará a contribui para um menor desperdício de sacos de plástico.

3. Embrulhar presentes todos os anos

Pode ser divertido ser você mesmo a fazer os seus embrulhos de Natal. Com material reciclado de anos anteriores, reutilize papéis ou tecidos. Se preferir, pode também usar revistas e jornais antigos para fazer embrulhos personalizados. Sugira esta dica a amigos e familiares.

4. Na decoração lá de casa

Siga a mesma orientação da dica anterior no que diz respeito aos enfeites. Com a decoração do ano passado consegue ter uma solução ambiental e ainda poupa uns euros do seu orçamento para esta quadra festiva. No entanto, se optar por uma nova, troque com amigos e/ou familiares. Pode ainda renovar a sua iluminação com luzes LED, mais amigas do ambiente. Determinadas plantas como o azevinho estão em vias de extinção. Prefira azevinho artificial ou use a criatividade.

Nesta época de festa, a quantidade de desperdícios é enorme e pouco se pensa no planeta. No entanto as preocupações ambientais devem ocupar um lugar especial, sobretudo, nas nossas ações nesta altura do ano.



Notícias relacionadas
Comentários
Loading...