Nariz entupido? Eis as soluções naturais que prometem ajudar

O nariz entupido (ou congestão nasal) ocorre sempre que os vasos sanguíneos ficam inflamados ou quando existe um excesso de produção de muco que dificulta a respiração. É uma situação comum que afeta todos os anos milhares de pessoas, sobretudo durante os meses de inverno.

Este é um problema que pode surgir habitualmente em casos de gripe, constipações ou alergias. Não é propriamente uma situação grave, pelo que o mais normal é que a congestão nasal desapareça ao fim de uma semana.

A vontade de acelerar este processo de recuperação leva erradamente muitas pessoas a tentar utilizar fármacos descongestionantes sem orientação médica, que acabam frequentemente por apenas piorar a situação.

Felizmente existem formas caseiras, naturais e eficazes para aliviar a congestão nasal que deve experimentar. Eis algumas das principais soluções apresentadas pelo portal TuaSaúde.

 

  1. Lavar o nariz com uma solução salina morna

Este tipo de lavagem é capaz de remover o excesso de muco e de secreções que se acumulam no nariz. A mistura com sal é particularmente eficaz também na eliminação de bactérias que podem estar a agravar a congestão.

 

  1. Inalar vapor com eucalipto

A inalação com vapores raramente provoca algum desconforto pelo que é recomendada tanto para adultos como para crianças. O vapor de água é capaz de tornar as secreções mais fluídas, facilitando assim a sua eliminação. De resto as propriedades do eucalipto funcionam como um descongestionante natural que irá acelerar a recuperação.

 

  1. Consumir vitamina C

A vitamina C é uma substância conhecida por estimular positivamente o sistema imunitário, tornando-o mais forte e resiliente. Isto permite que o corpo recupere sempre mais rápido de gripes e constipações – duas das principais causa de congestão nasal.

 

  1. Humidificar o ambiente

Durante este processo é fundamental que seja capaz de reduzir a irritação dos tecidos das vias respiratórias e de aumentar simultaneamente a sua hidratação. Tal pode ser alcançado com a ajuda de humidificadores ou bacias de água quente espalhadas pela casa. Este tipo de solução irá deixar o ar ambiente menos seco, aliviando assim o desconforto e facilitando a remoção de secreções nasais.

 

  1. Tomar um banho quente

Ao tomar um banho com água quente é natural que se forme um vapor capaz de deixar o muco nasal mais fluído. Este simples ato irá facilitar tremendamente a eliminação da congestão nasal e possibilitar o alívio do desconforto associado.

 

  1. Beber 2 a 3 litros de água por dia

A água é uma “agente” determinante para conseguir deixar todas as secreções mais fluídas. Um maior consumo de água é assim algo essencial que deve respeitar durante os meses mais frios para facilitar a eliminação do muco e das secreções nasais. De resto, existem inúmeros chás que possuem propriedades descongestionantes capazes de auxiliar todo este processo.

 

 





Notícias relacionadas
Comentários
Loading...