Músicas com significados escondidos? Conheça os exemplos mais surpreendentes

É fácil lembrarmo-nos de algumas das nossas músicas favoritas e simplesmente começar a cantarolar as suas letras. Certos êxitos musicais têm a capacidade de ficar “presos” para sempre ao nosso cérebro. Recordamos a melodia, os versos, o ritmo, etc.

No entanto nem sempre somos capazes de conhecer o verdadeiro significado de algumas destas palavras e histórias. Alguns músicos têm o hábito de criar versos com um significado completamente distinto do mais óbvio. Estes tipos de histórias acabam por passar despercebidas à maioria.

[Leia também: Serão estes os melhores filmes musicais de todos os tempos?]

A “Summer of `69” de Bryan Adams? Pois na verdade nada tem que ver com o ano 1969. É apenas mais um exemplo de canções que têm um outro significado secreto. Por vezes os músicos aproveitam certos versos para falar de forma dissimulada de questões políticas, injustiças sociais ou simplesmente para abordar o consumo ilícito de drogas.

Eis alguns exemplos de músicas populares que escondem outras verdadeiras mensagens nos seus versos.

 

  1. “Lucy in the Sky with Diamonds”, dos The Beatles

Apesar de a primeira letra de cada uma das palavras que compõe o título desta canção corresponderem à sigla “LSD”, John Lennon sempre negou que esta música estivesse minimamente associada ao consumo desta poderosa droga psicadélica. Apenas décadas mais tarde, numa entrevista à revista Uncut, Paul McCartney viria a esclarecer a história por detrás da música “Lucy in the Sky with Diamonds”, afirmando que neste caso a associação era “bastante óbvia”. Todos os membros dos The Beatles consumiam drogas durante esse período, pelo que é fácil perceber que estas tiveram um importante papel no processo criativo, esclareceu o músico.

  1. “I Shot the Sheriff”, de Bob Marley

O maior ícone do género Reggae era conhecido pela sua capacidade de incluir narrativas complexas nas suas músicas. Na verdade, e de acordo com uma ex-namorada de Marley na altura, a música “I Shot the Sheriff” nada tem que ver com a morte de um polícia, mas é antes uma descrição do desejo que o cantor tinha que a namorada parasse de tomar a pilula (algo que ele considerava ser um sacrilégio). Este verdadeiro significado foi explicado no filme de 2011 “Bob Marley: The Making of a Legend” onde se afirma que o “xerife” é na verdade o médico que prescrevia a pilula contracetiva.

  1. “Poker Face”, de Lady Gaga

Os êxitos musicais que marcaram a fase inicial da carreira da artista estavam muitas vezes relacionados com a sua bissexualidade. Algumas dessas músicas eram bastante óbvias – como “So Happy I Could Die”, onde descreve uma paixão com uma loira platinada. No entanto o significado da sua canção mais famosa “Poker Face” passou completamente despercebido. Tal como explicou em 2009, esta canção aborda o conflito que sentiu ao namorar com um homem enquanto fantasiava com uma outra mulher.

  1. “In the Air Tonight”, de Phill Collins

O primeiro êxito de Phill Collins após a sua saída dos Genesis contém um monologo perturbador em que se conta a história de um homem que se recusou a ajudar alguém prestes a morrer por afogamento. Collins haveria de revelar mais tarde que, no entanto, o significado desses versos é inteiramente diferente. Na verdade, toda a música é um olhar introspetivo para os problemas associados ao seu divórcio com a primeira mulher. “É um retrato da zanga associada a esta separação”, confirmou o artista numa entrevista à BBC.

  1. “Just like Heaven”, dos The Cure

O lendário Robert Smith ficou conhecido por conseguir transformar a sua poesia esotérica em verdadeiros sucessos musicais. Um bom exemplo disso mesmo é o êxito de 1987 “Just like Heaven”. Aparentemente uma inocente canção de amor sobre o ato de se apaixonar, o seu significado é, no entanto, algo completamente diferente. Tal como confirmou numa entrevista em 2003, toda a música é inspirada numa situação em que o cantor hiperventilou e acabou por desmaiar, perdendo os sentidos. Nada muito romântico, na verdade.

 

[Leia também: Titanic. Os detalhes (fascinantes) pouco conhecidos sobre o desastre]

 



Notícias relacionadas
Comentários
Loading...