Afinal, qual é a história da Black Friday?

A Black Friday tem duas conceções, mas nasceu nos Estados Unidos, mais concretamente em Filadélfia, no Estado da Pensilvânia. Realiza-se sempre na sexta-feira após o dia de Ação de Graças, o que coincide com a última sexta-feira de novembro.

Na conceção histórica, a Black Friday descreve a crise financeira de 1869, na qual uma catástrofe no mercado de ações foi desencadeada pelo descontrolo no valor do ouro, fazendo o mercado bolsista colapsar.

A última sexta-feira de novembro, um século depois, ganhou um sentido diferente, associado ao consumo, que marca o início da época das compras de Natal.

Muitos lojistas abrem cedo e a fecham tarde para satisfazerem multidões que esperam ansiosamente pelas promoções e descontos feitos para atraírem compradores.

 

Porquê Black?

Nos anos 60 os registos da contabilidade eram feitos à mão, – a tinta vermelha indicava uma perda e a preta lucro. Ou seja, Black alude ao movimento financeiro das lojas retalhistas que se deslocavam do prejuízo para um estado rentável.

Desde o início do desfile do Dia de Ação de Graças da Macy’s, em 1924, esta sexta-feira após o Dia de Ação de Graças é conhecida como o começo não oficial da movimentada temporada de compras natalícias.

 

Black Friday, um conceito internacional

À medida que os lojistas – não apenas americanos – começaram a perceber que poderiam aliciar multidões descontando os preços, a Black Friday internacionalizou-se como o dia da compra, ainda melhor do que as vendas de Natal de última hora.

Normalmente, os itens mais procurados são eletrónicos e brinquedos , pois são dirigidos aos mais jovens e o Natal é uma quadra especial, sobretudo, para eles. No entanto, os preços são reduzidos em tudo, desde o mobiliário doméstico ao vestuário.

Em Portugal, este conceito é associado apenas à versão mais recente, meramente consumista, da Black Friday. São imensas as superfícies comerciais em todo o País que oferecem descontos e fazem promoções neste dia.

 

 

[Leia também: Black Friday. 5 dicas inteligentes para aproveitar os descontos a partir de sua casa]

 



Notícias relacionadas
Comentários
Loading...