Halloween. 6 factos curiosos sobre abóboras que provavelmente desconhece

Especialmente nos Estados Unidos da América as abóboras são “sinónimo” de dois grandes feriados nacionais: o Halloween e o Dia de Ação de Graças. É curioso pensar como este fruto banal se tornou uma figura de destaque nas casas de milhares de pessoas.

Colhidas em outubro, as abóboras são um alimento altamente nutritivo, rico em vitaminas e versátil, muito usado para fazer sopas, sobremesas e pão. A tarte de abóbora é igualmente um “clássico” durante este mês nas mesas dos americanos.

[Leia também: Estas são as fobias que podem tornar o Halloween verdadeiramente assustador]

A tradição popular de esculpir estes frutos na época do Halloween é originária da Irlanda. Há centenas de anos atrás este povo já fazia lanternas com outro tipo de legumes e vegetais. Quando estes imigrantes chegaram à América passaram a utilizar as abóboras.

Conheça agora alguns outros factos curiosos sobre este alimento, recolhidos pelo portal History.

 

  1. Do México para o mundo

As abóboras são um membro da família de cucurbitales, que inclui igualmente frutas e legumes como os pepinos, o melão, melancia e courgette. Estas plantas são nativas da região da América Central e do México, mas atualmente são cultivadas em praticamente todos os continentes.

 

  1. Origem ancestral

Já as tribos indígenas norte-americanas cultivavam abóboras. Mesmo antes dos feijões e do milho, este era um alimento essencial para a sua dieta.

 

  1. O seu nome foi atribuído por um explorador francês

Em 1584, após visitar a região de St. Lawrence na América do Norte, o explorador francês Jacques Cartier reportou ter encontrado “gros melons”. O nome acabou por ser traduzido para inglês como “pompions”, acabando por evoluir com a passagem do tempo para o termo atual “pumpkins”.

 

  1. Produção de larga escala

De acordo com Census Agrícola Americano, o estado de Illinois é o maior produtor de abóboras dos EUA. A margem é impressionante. Todos os anos a colheita é duas vezes superior a qualquer outra região agrícola americana – atingindo facilmente mais de 30 milhões de quilos anualmente.

 

  1. A abóbora mais pesada do Mundo é belga

Foi na Bélgica, em 2016, que se identificou a abóbora mais pesada da história. O valor registado pela balança era superior a 1 000 quilos! Já o recorde de maior tarte de abóbora, no entanto, pertence a um americano residente em Ohio. Pesava mais de 1 600 quilos e tinha um diâmetro superior a 6 metros.

 

  1. A cor sinaliza quando estão perfeitas para a colheita

As sementes desta planta devem ser plantadas durante a última semana de maio e meados de junho. Demoram cerca de 90 a 120 dias a crescer por completo, sendo realizada a sua colheita em outubro. Sempre que assumem uma tonalidade laranja brilhante então estão num “ponto” ideal. As suas sementes podem ser guardadas e reutilizadas no ano seguinte.

 

 

[Leia também: Celebre o Halloween com os seus netos. 5 (divertidas) actividades para fazerem em conjunto]

 



Notícias relacionadas
Comentários
Loading...