Guia essencial para a felicidade? Eis os ensinamentos que deve seguir

A primeira verdade absoluta sobre o conceito de felicidade passa por abandonar a ideia de que existem coisas que nos podem fazer felizes. O “acumular” de coisas e de sucessos não é o fator mais determinante para o nosso estado de felicidade. O importante é percebermos como, independentemente das circunstâncias, nos podemos sempre sentir melhor.

A felicidade não aparece subitamente. É algo que necessita de ser cuidado e “alimentado” ao longo do tempo. Para chegarmos a este estado temos que ser capazes de trabalhar a nossa perspetiva e ajustar os nossos comportamentos da melhor maneira possível. É uma escolha consciente que determina que nos concentremos mais nos aspetos positivos e não tanto nos negativos.

Eis algumas das “regras” que deve seguir ao longo deste processo e que podem ajudar a que se sinta todos os dias um pouco melhor, mais feliz.

 

  1. Preocupe-se apenas com aquilo que consegue controlar

É um exercício difícil, todavia é importante que seja capaz de se libertar de pensamentos destrutivos que fogem do seu controlo. Não deve desperdiçar a sua energia e disposição em “combates” que não consegue vencer.

 

  1. Seja proativo e não reativo

Se existe algo que está a interferir com o seu bem-estar então é necessário que não ignore essa questão. Procure ativamente encontrar formas de resolver o problema e melhorar a sua vida. Um estado passivo e reativo apenas irá alimentar ressentimentos e frustrações.

 

  1. Vá para o exterior, junto da natureza

Estar perto de árvores, plantas e animais é algo que acalma naturalmente o ser humano. É fundamental que procure estar perto destes elementos. Vá dar passeios regulares ou então procure trazer alguma desta natureza para dentro da sua casa.

 

  1. Contacto com os outros

Todos necessitamos de interagir com outras pessoas. Todavia é importante que procuremos estar disponíveis para este tipo de ocasiões. Reforce os seus hábitos sociais. Converse com vizinhos, combine coisas com amigos, olhe para os olhos das pessoas, etc.

 

  1. A importância das “pequenas coisas”

Compreenda que para o seu estado de bem-estar e felicidade são exatamente as pequenas coisas que mais podem contribuir. Uma simples conversa, um café, o cheiro das plantas, um banho quente, um bom livro, etc. Estes são os pequenos prazeres que alimentam os nossos dias, como tal devemos reforçar e respeitar a sua importância.

 

  1. Sentimento de pertença

Os seres humanos precisam de sentir que pertencem a algo “maior”. Fazer parte de uma comunidade – seja família, religião ou grupo de amigos – é algo capaz de dar um maior propósito à nossa existência. Fazer parte de algo maior que nós próprios ajuda a dar mais significado à nossa vida e a aumentar a nossa felicidade.

 

  1. Gratidão

Este é um elemento crucial. Aprenda a estar grato por aquilo que tem. Seja pouco ou muito, não interessa. Nunca podemos desvalorizar as coisas boas que fazem parte da nossa vida. Seja o nosso bom estado de saúde, a nossa segurança, a nossa casa, parceiro amoroso, grupo de amigos. Um esforço diário para nos lembrarmos destes elementos é capaz de nos fazer sentir melhor e menos depressivos.

 

  1. Limitar a sua exposição às redes sociais e aos meios de informação

Um tempo excessivo passado envolvido em qualquer uma destas duas atividades pode ter efeito bastante negativos para o seu bem-estar. Evite estas fontes de maior ansiedade e privilegie antes atividades que reforcem o seu prazer ou sentido de propósito.

 

  1. Cuide de si próprio

É fundamental que seja capaz de estabelecer rotinas que contribuam positivamente para o seu estado de saúde. Cumpra um regime alimentar equilibrado que forneça todos os nutrientes que mais necessita. Pratique exercício físico. Esteja em contacto frequente com pessoas que o façam sentir bem. Diminua a sua exposição a elementos tóxicos ou excessivamente negativos.

 

  1. Seja bondoso consigo e com os outros

Aprenda a silenciar a “voz interior” que continua a fazê-lo sentir mal e a criticar constantemente. Cultive antes um sentimento de auto apreciação. Valorize as suas capacidades e forma se ser. Por sua vez isto irá ajudar a que seja igualmente mais bondoso e compreensivo em relação aos outros.

 

 





Notícias relacionadas
Comentários
Loading...