Gases intestinais? Estas são as técnicas mais eficazes para resolver o problema

Sobretudo depois de se atingir a meia-idade, os problemas intestinais podem tornar-se mais frequentes. Muitas pessoas acabam por sofrer com prisão de ventre e com o acumular de gases presos. Sendo certo que a alimentação pode influenciar estes problemas existem igualmente algumas estratégias que podem aliviar os sintomas.

Práticas simples como o beber chá de funcho e depois caminhar durante alguns minutos podem ajudar a estimular o funcionamento do intestino e permitir uma eliminação mais natural dos gases.

Todavia quando isso não é suficiente existem também outras estratégias que poderão ser mais eficazes. Certos e exercícios e tipos de massagens poderão facilitar este processo. Eis alguns dos exemplos de técnicas que deve conhecer, recomendadas pelos especialistas do portal TuaSaúde.

 

  1. Pressionar o abdómen

Para se livrar rapidamente dos gases intestinais uma boa forma consiste em comprimir o abdómen. Para isso, deve-se deitar de barriga para cima e dobrar os joelhos em cima da barriga, fazendo pressão na região. Esta também é uma ótima opção para eliminar gases em bebés e crianças, pois não apresenta qualquer tipo de risco para saúde.

 

  1. Massagem abdominal

Outra alternativa muito eficiente é fazer uma massagem abdominal, com movimentos circulares suaves, na direção de cima para baixo, como se estivesse empurrando os gases para fora do corpo.

 

  1. Chás

Tomar o chá de erva-cidreira com funcho ao longo do dia, também é uma boa opção porque possui propriedade antiespasmódica que, além de eliminar os gases, ajuda a diminuir a dor em forma de pontada na região abdominal. Além disso, a água presente no chá ajuda a hidratar o bolo fecal, o que contribui para soltar o intestino.

 

  1. Sumos laxantes

Beber um copo de sumo de mamão com iogurte natural, ameixa e aveia, pela manhã é uma boa estratégia para começar bem o dia, e conseguir combater o intestino preso. Para preparar o sumo basta colocar os ingredientes no liquidificador e tomar a seguir, sem adoçar.

O sumo de laranja também é uma boa opção para ir bebendo ao longo do dia. Escolher comer durante um certo período também pode ajudar a soltar o intestino. No entanto, não deve ser feito por mais de 24h, pois representa uma dieta muito restritiva.

 

  1. Medicamentos

Outra forma de conseguir eliminar os gases é recorrer à toma de certos medicamentos que podem ser comprados sem receita médica, mas com indicação do farmacêutico. Em último caso, se nenhuma destas opções funcionar, pode-se fazer um clister em casa para eliminar as fezes e os gases. Para isso deve-se comprar na farmácia um remédio em forma de supositório que deve ser introduzido pelo ânus e que depois de alguns minutos provoca a eliminação de uma grande quantidade de fezes, o que limpa o intestino e elimina completamente os gases presos, trazendo alívio dos sintomas de forma rápida e eficiente.

Ler Mais




Notícias relacionadas
Comentários
Loading...