Fraca saúde intestinal? Estes são os erros que provavelmente está a cometer

Cuidar eficazmente da nossa flora intestinal deve ser uma “missão” a que todos nos comprometemos. Diversos estudos têm já comprovado que a nossa saúde intestinal regula bem mais do que apenas o nosso sistema digestivo. Desde a nossa condição cardíaca até à nossa saúde mental, muitas são as coisas que são influenciadas pela nossa flora intestinal.

Apesar de todos os esforços neste sentido, muitas pessoas continuam a registar diversos problemas intestinais. Consomem iogurtes, probióticos, muitas fibras, mas mesmo assim continuam a sentir desconforto ou outro tipo de sintomas mais negativos.

[Leia também: Microbiota intestinal: o que é e a importância para a saúde]

Eis alguns dos principais erros que pode estar a cometer e que podem estar a impactar negativamente a sua saúde intestinal.

 

  1. Não está a beber água suficiente

Este é porventura o erro mais comum e também o mais fácil de resolver. Por vezes ficamos tão preocupados com os alimentos que devemos (ou não) comer que acabamos por esquecer a importância que os líquidos têm para a nossa saúde. Ao não beber água suficiente estaremos mais suscetíveis a inchaços, dores de barriga, entre outros problemas. Sobretudo se estiver a consumir mais fibra deverá igualmente acentuar o seu consumo de água.

 

  1. Comer demasiado rápido

Os especialistas indicam que a principal causa de inchaço é a rapidez com que se consome as refeições. Este mau hábito contribui para a formação de refluxo ácido e impede o organismo de sinalizar ao cérebro de que já está satisfeito/cheio. Comer mais lentamente e mastigar apropriadamente os alimentos antes de os engolir irá tornar a digestão mais fácil e minimizar quaisquer sintomas mais desconfortáveis.

 

  1. Consumir demasiados produtos sugar-free

É certo que não devemos comer muitos alimentos açucarados, no entanto o contrário pode também ser verdade. Muitos dos açucares artificiais presentes em produtos “sugar-free” são responsáveis pela produção de mais fluídos no nosso organismo, capazes de provocar gases, inchaço e diarreia. Estes tipos de alternativas artificiais ao açúcar podem acabar por ter um efeito laxante, pelo que deve estar atento a sua sensibilidade a estes produtos.

 

  1. Beber demasiada cafeína

Quase todos apreciam uma chávena de café logo pela manhã. No entanto, se tiver o hábito de continuar a ingerir esta bebida constantemente ao longo do seu dia, então saiba que pode estar a afetar a sua saúde intestinal. A cafeína funciona como um estimulante que aumenta a atividade do intestino. Este excesso de estímulo pode dar origem a fezes menos sólidas, diarreia e desidratação. Uma maior ansiedade e agitação – associadas ao consumo de café – podem igualmente exacerbar alguns problemas intestinais crónicos.

 

  1. Consumir demasiados lacticínios

Caso não sinta nenhum tipo de desconforto após ingerir produtos com origem no leite então não se deve preocupar. No entanto, caso sinta frequentemente uma série de sintomas desconfortáveis após o consumo de certos iogurtes, queijo ou leite então isso pode ser sinal de uma intolerância alimentar. A intolerância à lactose afeta milhões de pessoas em todo o mundo, sendo que muitos acabam por nunca diagnosticar esta condição. Este tipo de desconforto pode ser provocado por um número insuficiente de enzimas no intestino capazes de digerir a lactose.

 

  1. Comer demasiados vegetais crus

Não estamos a recomendar que deixe de consumir vegetais. Este tipo de alimentos contém uma série de nutrientes e vitaminas essenciais para o nosso funcionamento e bem-estar. No entanto, para quem sofre com problemas intestinais, um consumo excessivo deste tipo de produtos pode ser prejudicial. Isto acontece por que nem sempre é fácil digerir certos vegetais crus, pelo que isso obriga a que o intestino faça um esforço adicional, promovendo desta forma reações inflamatória. È recomendado que procure sempre cozinhar ligeiramente este tipo de produtos para aligeirar estes sintomas.

 

 

[Leia também: Intolerância ao glúten? Eis 6 cereais integrais alternativos que deve experimentar]

 



Notícias relacionadas
Comentários
Loading...