Estes são os alimentos mais capazes de proteger a sua saúde cardíaca

O coração é um dos órgãos mais vitais e essenciais para o nosso organismo. Torna-se assim fundamental compreender as estratégias que nos podem ajudar a proteger o sue funcionamento. A alimentação que fazemos é provavelmente um dos fatores mais decisivos neste processo.

Existem um conjunto de alimentos em particular que podem ser capazes de cuidar da nossa saúde cardiovascular. Eis os exemplos que deve (mesmo) acrescentar à sua dieta, segundo os especialistas do portal AARP.

 

  1. Beterraba

Os níveis elevados de nitratos que existem na beterraba são capazes de favorecer uma maior dilatação dos vasos sanguíneos, ajudando a que se mantenham mais saudáveis. Os estudos confirmam que o simples hábito de beber um diariamente um copo de sumo de beterraba pode ser importante para combater a hipertensão.

 

  1. Sementes de abóbora

Estas sementes podem ser pequenas, mas o seu impacto é considerável. São uma fonte concentrada de nutrientes importantes para o controlo da pressão arterial, tais como o magnésio, o potássio e a arginina.

 

  1. Tofu

Um recente estudo da Harvard Medical School publicado em 2020 e que envolveu cerca de 200 000 participantes concluiu que existe uma ligação entre o consumo regular de tofu e uma redução no risco de doença cardiovascular. De resto, este alimento é uma excelente fonte de proteína, podendo funcionar como um substituto da carne animal.

 

  1. Azeite e azeitonas

A dieta mediterrânica apresenta inúmeros benefícios para a nossa saúde. Este regime alimentar – que tem como base o azeite – é capaz de ajudar a proteger a saúde do seu coração e a reduzir o risco de diabetes. Um interessante estudo concluiu que uma dieta rica neste alimento foi capaz de ajudar a recuperar e a reparar as artérias dos pacientes que sofreram ataques cardíacos.

 

  1. Aveia

A aveia é um poderoso cereal rico em fibras, conhecido por ser capaz de reduzir a absorção de colesterol e por contribuir para uma melhor saúde intestinal.

 

  1. Salmão

Comer mais peixe é uma recomendação clássica. A verdade é que o salmão e os outros peixes gordos são excelentes fontes de Omega-3. Ao seguir uma dieta que inclua o consumo destes peixes duas vezes por semana estará a contribuir ativamente para a redução de doenças cardiovasculares.

 

  1. Frutos silvestres

Estas frutas são conhecidas por ser fontes de fibras solúveis, polifenóis e vitamina C. Uma dieta que respeite o consumo regular de morangos, amoras ou framboesas irá assim permitir melhor proteger a saúde cardiovascular.

 

 

Ler Mais




Notícias relacionadas
Comentários
Loading...