Estes são os 5 maiores lagos do mundo. Consegue adivinhar algum?

Um pouco por todo o mundo existem locais capazes de nos tirar a respiração. Estas são habitualmente paisagens naturais que nos impressionam pela sua beleza e magnitude. Cascatas, montanhas e rios capazes de nos deixar maravilhados.

Apesar de não serem tão grandes como os oceanos e os mares, os lagos conseguem ser tão (ou mais) impressionantes, sobretudo pela sua beleza. Alguns destes são também enormes, capazes de ter inclusive superfícies superiores a alguns países.

[Leia também: Da copa das árvores à igreja. 10 destinos incomuns para uma noite de sonho]

Estima-se que existam cerca de 117 milhões de lagos espalhados um pouco por todo o mundo. São responsáveis por 4% da área total do planeta terra. Tal como explica o portal MegaCurioso, dado que existem vários fatores que estão constantemente a influenciar a geografia dos lagos, estas áreas acabam por estar sempre a mudar ligeiramente, tornando-se assim difícil listar as dimensões com exatidão.

No entanto, de acordo com o site Mother Nature Network, estes são os 5 maiores. Preparado para os descobrir?

 

  1. Lago Michigan, EUA

O Lago Michigan é o único dos Grandes Lagos da América do Norte totalmente inserido nos domínios dos Estados Unidos. A superfície da área banhada ocupa quase 57 mil km² de área, com uma extensão de pouco menos de 500 km e largura de 190 km. O Michigan está conectado ao lago Huron pelos estreitos de Mackinac, o que faz com que muitos especialistas considerem ambos apenas uma formação só.

A região norte do lago Michigan não é habitada, mas as bordas sul e oeste abrigam grandes populações. Salmões, trutas e peixes do tipo walleye são os principais produtos da pesca nas regiões banhadas pelo grande lago.

  1. Lago Huron, América do Norte

O Lago Huron, assim como o Michigan, também faz parte dos Grandes Lagos e alcança 397 km no ponto de maior largura. É nele que se encontra a maior ilha banhada a água doce do mundo, a Manitoulin. A porção de terra que forma a ilha possui cerca de 13 mil moradores, com mais de 100 lagos próprios em seu interior.

A maior parte do Huron fica no Canadá e constitui o maior reservatório de água do país. Conforme abordado no item anterior, uma parte da água deste lago vem da conexão com o Michigan por meio dos estreitos de Mackinac, mas a quantidade mais expressiva chega pelo rio de Saint Mary, que traz esse volume diretamente do Lago Superior.

  1. Lago Vitória, África

Os 400 km que o Lago Vitória possui, de uma margem à outra, no seu ponto com maior extensão fazem dele o segundo lago de água doce mais largo do mundo. No entanto, a profundidade média desta área é de apenas 40 metros, e, para alcançar esse volume de água, este local depende exclusivamente do clima e da quantidade de chuvas. A maior parte do conteúdo do lago Vitória não vem de rios nem de córregos, mas sim das precipitações.

O Vitória fica no continente africano e possui mais de 3 mil ilhas, que, na sua maioria, são inabitadas. Este lago ocupa uma região que alcança 3 países, sendo eles Quênia, Uganda e Tanzânia.

  1. Lago Superior, América do Norte

O Lago Superior fica numa região entre os Estados Unidos e o Canadá e é o maior dos Grandes Lagos da América do Norte. Ele também é o lago de água doce mais largo do mundo, tendo um volume que corresponde a 10 % de toda a água do planeta, sem contar com a quantidade congelada nos polos.

As dimensões do Superior são tão grandes que ele comportaria todo o volume de água dos outros Grandes Lagos e ainda mais três do Erie, um dos famosos lagos que compõem a região. A área coberta pelo Superior é quase a mesma do estado americano de Maine.

  1. Mar Cáspio, Ásia

Em termos geográficos, o mar Cáspio não está conectado a nenhum outro oceano, e inclusive encontra-se abaixo do nível do mar, o que faz com que muitos o considerem um lago. No entanto, a sua dimensão e a água salgada são aquilo que o faz ser considerado um mar. Os seus 394 mil km² representam quase cinco vezes o tamanho do segundo maior lago do mundo, o Superior.

Se juntarmos toda a água dos lagos do mundo, o mar Cáspio representaria 40% desse volume. A sua água é, principalmente, fornecida pelo Rio Volga, o mais extenso da Europa. Cinco países cercam este mar: Azerbaijão, Irão, Cazaquistão, Rússia e Turcomenistão.

 

[Leia também: Estes são os 21 castelos mais bonitos do mundo. Um em Portugal]

 



Notícias relacionadas
Comentários
Loading...