Estas são estratégias mais eficazes para combater a negatividade

Um maior negativismo envolve sentimentos de tristeza, ceticismo e pessimismo. É um estado de espírito que se caracteriza por uma concentração excessiva em pensamentos negativos, capazes de encontrar o pior em qualquer situação – mesmo quando não existem sequer razões para tal.

Este tipo de negativismo pode afetar tanto a nossa saúde como o nosso bem-estar. Infelizmente é algo bastante comum. O ser humano parece estar condicionado biologicamente a sentir sempre de forma mais intensa os acontecimentos negativos do que os positivos. Uma só experiência negativa é capaz de arruinar todo um dia.

[Leia também: Estes são os hábitos das pessoas mais agradáveis e sociais]

 

Como podemos deixar de ser tão negativos?

Em primeiro lugar é importante lembrar que todos nos sentimos por vezes algo negativos. É natural. Todavia é fundamental que vamos encontrando estratégias capazes de nos ajudar a encontrar melhores e mais positivas respostas emocionais.

Eis algumas das estratégias que deve seguir, recomendadas pelos especialistas do portal Psychology Today.

 

  1. Torne os conceitos positivos mais acessíveis

O nosso cérebro tende a privilegiar conceitos simples, claros e familiares. É assim fundamental que tente tornar os conceitos positivos o mais acessíveis e próximos possível. Memorize uma série de palavras positivas e recite-as todos os dias, por exemplo. Ou escolha e procure a “frase positiva do dia”.

Quando mais usar expressões, palavras e ideias positivas, mais facilmente estará condicionado a encarar a sua realidade de uma forma menos negativa. Com o tempo irá aumentar a sua capacidade de gerar pensamentos positivos, melhorando o seu estado de espírito.

 

  1. Desconstrua a negatividade

Quando nos sentimos mais negativos pode ser fácil identificar as causas externas que estão a provocar essa situação. Raramente temos, no entanto, a capacidade de entender as causas internas que estão a facilitar esta perspetiva mais “negra”. A verdade é que os nossos pensamentos são capazes de influenciar tanto ou mais o nosso estado de espirito do que a situação real em que estamos inseridos. Somos verdadeiramente capazes de gerar a nossa própria realidade.

Assim é importante aprender a desconstruir a negatividade e tudo aquilo que o faz sentir pior. Procure sempre refletir sobre os assuntos e questione se apenas se está a concentrar nos aspetos mais negativos, ignorando tudo o resto.

Existem algumas perguntas que podem ajudar a formar uma nova perspetiva relativa a alguns temas mais negativos. Aplique este questionário sempre que necessário:

  • Como é que esta situação pode acabar melhor do que pensava?
  • Quais são os aspetos mais positivos do que está a acontecer?
  • Porque é que essas coisas positivas são realmente importantes e valiosas?

 

  1. Gere emoções positivas através da imaginação

Sempre que lidamos com estados mais depressivos e altamente negativos, revelamo-nos excelentes a imaginar todo de uma forma horrível. Tudo passa a ser percecionado com um “tom” mais escuro. Felizmente é possível alterar esta forma de pensar. Procure ativamente pensar em coisas boas e positivas. Imagine-se a comer a sua refeição favorita, a visitar um amigo ou namorado, a passear por um local lindo, etc. Estes tipos de exercícios vão ajudar a que seja capaz de visualizar a felicidade e, por conseguinte, a senti-la também.

 

  1. Interrompa ciclos de pensamento destrutivos

Tem tendência a ficar preso em ciclos viciosos de pensamentos focados nos aspetos mais negativos? Todos fazemos isto por vezes e raramente encontramos algum benefício neste tipo de reflexão exaustiva. No entanto pode ser muito difícil interromper o seu cérebro e todos os pensamentos destrutivos. É assim útil que seja capaz de encontrar estratégias que possam acelerar este processo. Ir dar uma corrida ou tomar um banho frio são dois exemplos de coisas que podem obrigar a mente a “desligar”, forçando uma concentração no momento/experiência presente.

 

  1. Sentir gratidão

A prática de uma maior gratidão pode tornar mais fácil colocar o foco nos aspetos mais positivos, ajudando simultaneamente a aceitar as coisas piores que nos vão acontecendo. Apercebemo-nos que a realidade não é tão má como pode parecer. Lembrar ativamente tudo aquilo pelo qual estamos agradecidos e gratos pode ser um exercício bem poderoso. Experimente escrever cartas ou notas onde aponta todos os aspetos mais positivos da sua vida. Isto irá permitir que apreciemos de forma mais intensa tudo aquilo que nos acontece de bom. Até mesmo as pequenas coisas.

 

  1. Encontre formas de relaxar

Sempre que enfrentar um período de crise emocional a sua resposta imediata deve ser procurar fontes de relaxamento. Evite permitir que o seu organismo eleva a sua ansiedade e o seu stress a um nível demasiado alto. Aprenda a observar o seu comportamento e identifique os momentos em que simplesmente tem que parar para respirar profundamente, ouvir um pouco de música ou praticar yoga.

Encontrar técnicas eficazes de relaxamento que funcionem bem para si será uma descoberta fundamental que irá permitir assegurar um maior controlo emocional.

 



Notícias relacionadas
Comentários
Loading...