Está numa relação tóxica? Conheça os sinais

É certo que todos os relacionamentos passam por períodos menos bons. Até as relações mais sólidas acabam por ter momentos complicados de gerir. Seja com os pais, irmãos, amigos, namorados ou entre casais, devemos estar preparados para lidar com as dificuldades que vão surgindo ao longo dos anos.

Se a relação for verdadeiramente sólida e saudável, então os dois intervenientes deverão ser capazes de resolver o problema através de uma boa comunicação. No entanto se a sua relação for tóxica, não existirá grande benefício em tentar resolver os conflitos. Para muitos casais pode ser difícil distinguir aquilo que é uma altura menos boa na relação de um relacionamento que é inerentemente tóxico, e que deve ser terminado.

Estes são alguns dos sinais a que deve estar atento. Caso reconheça o seu relacionamento em algumas destas descrições deverá considerar seriamente se não estará na hora de se afastar.

  1. Abuso emocional

Esta é uma das principais diferenças entre um período difícil numa relação normal e um relacionamento verdadeiramente tóxico. Numa discussão ocasional pode acontecer dizer algo menos agradável, no entanto se isso acontecer de uma forma demasiado frequente, então isso indica que existe um padrão de abuso emocional na relação.

  1. Baixa confiança

Sente que está sempre a questionar-se? Este pode ser um sinal de que está a ser alvo de uma estratégia de abuso emocional realizada por um parceiro que ao invés de assumir a sua própria culpa, projeta no outro as suas falhas.

No caso de estar numa relação amorosa tóxica é natural que o seu parceiro a tente rebaixar e culpa-la por tudo aquilo que acontece de mal. Sobretudo se a culpa for dele, é natural que este tente fingir o verdadeiro culpado é você

  1. Reforços positivos intermitentes

Estes relacionamentos são muitas vezes caracterizados por mudanças abruptas de estados de humor. É provável que durante muito tempo sinta que o seu parceiro a está a ignorar ou a tratar mal e que subitamente, quando está prestes a abandonar a relação, ele tente ser mais atencioso. É natural que ele tente fazer grandes gestos amorosos e românticos. A verdade é que o mais provável é que rapidamente regresse novamente a um estado mais desagradável e desadequado.

  1. Isolação social

Tenha cuidado com pessoas que o tentam isolar socialmente. Estes vão tentar criticar a sua família, os seus amigos e conhecidos, tentando afasta-lo destas pessoas. Limitar o contacto com o mundo exterior é uma forma eficaz de controlo que estas pessoas utilizam para garantir a continuação da relação.

  1. Não aceitam o seu “verdadeiro eu”

Quando estamos numa relação saudável, é normal que a outra pessoa tente apoia-lo incondicionalmente. Um verdadeiro amor é aquele que procura estimular o outro a tornar-se na melhor versão de si próprio.

Em alternativa uma relação tóxica será aquela em que um parceiro está constantemente a referir que o outro não é suficientemente bom ou capaz. Tentando sempre que este se torne em outro tipo de pessoa e não aceitando o seu “verdadeiro eu”.



Notícias relacionadas
Comentários
Loading...