Quer dormir melhor? Siga estas recomendações

Atualmente, poucos conseguem dormir a noite toda, ou seja, ter um sono de qualidade. 67 por cento dos adultos norte-americanos entre os 55 e 85 anos acreditam que têm problemas de sono, de acordo com uma pesquisa. Talvez o conceito de “boa noite de sono” tenha um novo significado depois dos 50 anos.

Por isso essa realidade requer uma definição mais flexível a partir de uma altura da vida. Para muitos já é difícil dormir as 6, 7 ou 8 horas de sono recomendadas sem qualquer interrupção. Estabelecer novos padrões de sono que se adaptem mais ao nosso estilo de vida e nos permitam estar bem descansados passa a ser uma necessidade.

1- Invista em cortinas escuras

As salas escuras podem proporcionar um melhor sono, uma vez que a exposição à luz pode interferir nos ritmos circadianos (como são conhecidos os nossos ciclos biológicos que “dizem” ao corpo quando acordar e adormecer). Quem vive em locais com muitas iluminação noturna deve pendurar cortinas grossas sobre a janela.

2- Retire todos os dispositivos eletrónicos

Os equipamentos eletrónicos são uma fonte de luz indesejável à noite, além de que emitem uma luz azul que suprime a produção de melatonina, uma substância química que diz ao corpo quando é hora de dormir.

Embora existam algumas funcionalidades nos smartphones mais recentes para bloquear os comprimentos de onda de luz azul, a abordagem mais segura é mesmo não utilizar smartphones, tablets e portáteis até pelo menos uma hora antes de dormir. Experimente ler um livro durante essa hora.

3- Uma boa alimentação também pode ajudar

Além dos ajustes que pode fazer na sua rotina noturna, há alterações ao longo do dia que podem compensar na hora de dormir. Por exemplo, pode seguir um plano de alimentação saudável e evitar alimentos açucarados. Isso pode ajudar a manter os seus níveis de energia e assim não chega à cama com muita energia por queimar.

4- Ter um plano de exercício regular

Fazer exercício físico regularmente é importante para a saúde e também ajuda a ter um sono com melhor qualidade.

Com efeito, 10 minutos de atividade diária podem aumentar a qualidade do seu sono noturno e reduzir o risco de condições como a apneia do sono e o síndrome das pernas inquietas. Concentre-se em atividades aeróbicas como correr, andar de bicicleta ou ir ao ginásio.

5- O sexo também pode promover um sono mais descansado

A ciência garante que o sexo melhora o estado REM, o que pode conferir um sono mais profundo durante a noite. Isto deve-se principalmente às hormonas que são liberadas . O sexo estimula a oxitocina (uma hormona que faz com que se sinta conectado ao parceiro) e reduz o cortisol (uma hormona relacionada com o stress).

Além disso, ter um orgasmo liberta outra hormona, a prolactina, que faz com que se sinta relaxado e sonolento. Uma combinação que o leva a um estado perfeito para se aconchegar e adormecer.



Notícias relacionadas
Comentários
Loading...