Desequilíbrio hormonal? Estes são os alimentos que mais podem ajudar

O estrogénio é a designação genérica das hormonas cuja ação está relacionada com o controlo da ovulação e com o desenvolvimento de características femininas. O seu papel é igualmente importante para assegurar o bem-estar do embrião após a fertilização, assim como auxilia a vida das mulheres durante o ciclo menstrual.

Um qualquer desequilíbrio nos níveis desta hormona pode assim gerar um conjunto alargado de efeitos negativos. Aumento de peso, fadiga, cabelo mais fino, menor fertilidade, dores no corpo e menor desejo sexual são apenas alguns dos exemplos de consequências associadas a esta situação.

[Leia também: Cansaço durante a pré-menopausa? Saiba aqui como combater este sintoma]

Muitas podem ser as causas de um desequilíbrio hormonal. Momentos de maior stress, doença, maus hábitos alimentares, falta de sono, valores de cortisol elevados e o período da menopausa representam alguns dos principais responsáveis.

Felizmente é possível regular e minimizar os efeitos destes distúrbios hormonais. Certos alimentos saudáveis são conhecidos por conterem propriedades que ajudam a melhor controlar estes períodos. Eis alguns dos principias exemplos que deve privilegiar.

 

  1. Abacate

Este fruto é um poderoso superalimento conhecido pelas suas inúmeras propriedades benéficas. Os abacates estão repletos de potássio, zinco, fibra e gorduras saudáveis. São uma excelente fonte de vitamina B5, B6, C, E e K. O hábito de comer diariamente metade de um abacate pode facilitar uma libertação de estrogénio no corpo, ajudando a manter o seu organismo saudável e a pele radiante.

 

  1. Vegetais verdes

A maior parte dos nossos problemas de saúde podem ser melhorados com uma correta alimentação, baseada sobretudo em vegetais. Estes tipos de alimentos são ricos em antioxidantes, ferro, cálcio e zinco. Os espinafres, a couve e os brócolos são apenas alguns exemplos de vegetais repletos destes nutrientes. Os “verdes” favorecem ainda uma melhor metabolização do estrogénio que resulta num maior equilíbrio hormonal.

 

  1. Frutos secos

Um maior consumo de nozes ou amêndoas permite controlar mais eficazmente a sua produção hormonal. Ricos em proteínas, antioxidantes e omega-3, estes tipo de frutos secos podem ser consumidos ao longo do dia e são capazes de equilibrar os efeitos mais negativos associados a um desequilíbrio hormonal, tais como a acne, depressão, ansiedade e alterações de humor.

 

  1. Ovos

Os ovos contribuem não apenas para a manutenção de um sistema reprodutivo saudável, mas são também importantes na regulação dos níveis de estrogénio no corpo. Este alimento é bastante rico em vitaminas capazes de favorecer um melhor estado da pele e de eliminar toxinas indesejadas do organismo. No máximo deve comer três ovos por dia.

 

  1. Frutas

Nenhuma lista de alimentos que ajudem a favorecer um equilíbrio hormonal pode estar completa sem conter frutas. Os pimentos e os tomates por exemplo são fontes essenciais de antioxidantes e vitamina C, capazes de eliminar o excesso de estrogénio ou de o aumentar, caso necessário. Consumir diferentes tipos de frutas ao longo do dia irá permitir assegurar um bom estado de saúde.





Notícias relacionadas
Comentários
Loading...