Deseja encontrar um renovado significado para a sua vida? Eis o que pode (e deve) fazer

A pandemia tem afetado inúmeros aspetos da nossa vida. Para além das preocupantes questões de saúde física que temos que acompanhar diariamente, a verdade é que o nosso bem-estar emocional é sem dúvida uma das principais vítimas desta crise mundial.

Muitos estudos e especialistas têm já alertado para os riscos associados à saúde mental das pessoas que enfrentam esta dura realidade, marcada por uma enorme instabilidade e por um rígido distanciamento social que nos afasta muitas vezes de quem mais gostamos.

Um número crescente de indivíduos afirma registar uma crise existencial. Muitos não conseguem lidar com a realidade atual e com a ausência de um equilíbrio e significado claro para a nossa existência.

É assim fundamental que continuemos a procurar re-energizar a nossa vida, encontrado os aspetos mais positivos e um novo caminho de felicidade capaz de alimentar o nosso dia-a-dia. Eis algumas estratégias que podem ajudar, segundo os especialistas do portal Psychology Today.

 

  1. Explore as diferentes fontes de significado e propósito

Todas as pessoas apresentam diferenças em relação aquilo que percecionam como mais importante. É essencial que seja capaz de fazer uma auto-reflexão que permita identificar os aspetos da sua existência que mais valoriza de forma a conseguir tomar decisões que maximizem esses resultados. Existem um conjunto de exercícios que podem ajudar a chegar até estas “verdades”. Basicamente será necessário que questione diversas vezes o porquê de acreditar no que acredita.

 

  1. Faça um questionário

Existem diversos tipos de questionários mais formais que permitem ajudar a categorizar a sua personalidade, assim como os aspetos mais essenciais da sua vida. Estes exercícios científicos podem ser extremamente úteis para ganhar alguma maior perspectiva. Questionários como o “Sources of Meaning and Meaning in Life Questionnaire (SoMe)” serão particularmente eficazes para identificar as fontes de propósito e significado na sua vida.

 

  1. Não se limite a encontrar um “elemento-chave”

Os estudos demonstram que a maioria das pessoas encontra significado e propósito em três ou mais fontes, pelo que não existe apenas um elemento capaz de transformar a sua vida para melhor. Nunca devemos colocar toda a nossa “fonte” de felicidade num só local. É fundamental que seja capaz de identificar e celebrar diferentes aspetos da sua existência que sejam capazes de gerar positividade e felicidade. Cuide adequadamente de cada um deles.

 

  1. Procure para além do simples prazer

O autor Douglas J. Isle defendia no seu livro (“The Pleasure Trap”) que a raça humana se encontra obcecada com a procura de novas formas de obter mais prazer, sem dor. Esta busca incessante por momentos e objetos que nos façam sentir momentaneamente melhores é uma enorme armadilha. Sim, estes instantes podem gerar prazer, mas raramente têm impactos duradouros. Pelo contrário podem gerar estádios maiores de ansiedade, stress e frustração. A verdade é que a beleza da vida reside na forma como lidamos com os momentos mais monótonos do nosso quotidiano.

 

  1. Evite o foco no seu amor-próprio

Uma vida realmente gratificante passa por um compromisso com as outras pessoas. Deixar um legado positivo, ultrapassar objetivos coletivos, liderar um grupo de pessoas ou gerar algo relevante para o Mundo, são apenas alguns exemplos de coisas que realmente acrescentam valor à nossa vida. É fácil ficarmos obcecados com os nossos próprios objetivos e desejos. A nossa individualidade e egocentrismo podem tentar criar um foco exclusivo na nossa experiência pessoal, no entanto devemos sempre procurar assegurar que a nossa vida continue conectada aos outros. Apenas desta forma poderemos encontrar um verdadeiro propósito e significado.

 

 



Notícias relacionadas
Comentários
Loading...