Depressão na adolescência: Estes são os sinais a que deve estar mais atento

O fenómeno da depressão na adolescência está a registou um aumento exponencial neste último ano. A pandemia provocada pela covid-19 alterou por completo a dinâmica das nossas vidas, todavia foi especialmente desafiante para os adolescentes e jovens adultos no começo das suas vidas.

Os mais jovens têm naturalmente uma maior dificuldade em lidar com estes desafios emocionais e com a instabilidade. Não têm os mesmos “recursos” para conseguir colocar em perspetiva tudo aquilo que está a acontecer.

[Leia também: 10 dicas para não entrar em depressão]

De resto, o isolamento social decretado devido à pandemia gerou um maior stress e ansiedade. Muitos destes jovens estão a ainda a desenvolver os seus skills sociais. Muitos receiam, por exemplo, que as suas amizades quotidianas não sejam capazes de suster o afastamento presencial. O contacto digital ou virtual simplesmente não é tão intenso ou gratificante.

É assim determinante que seja capaz de acompanhar mais de perto a disposição emocional dos seus filhos ou netos. Compreenda os sinais mais preocupantes e esteja pronto para oferecer o seu apoio sempre que necessário.

Eis os principais (e preocupantes) sinais de depressão na adolescência a que deve estar atento.

 

  1. Alterações de humor

Tornam-se mais irritadiços e menos esperançosos. Verifica-se uma diminuição da comunicação e sempre que esta acontece é baseada em respostas curtas e simples.

 

  1. Menor interesse académico

Sentem que a escola é um desperdício do seu tempo. Sentem que não tem qualquer propósito para o seu bem-estar ou até mesmo para o seu futuro profissional. Começam a ter piores notas, a faltar a aulas ou a ter problemas disciplinares.

 

  1. Problemas de sono

Não conseguem adormecer com tanta facilidade. Permanecem frequentemente acordados até à madrugada. O seu sono é frágil e altamente irregular, acordam muitas vezes durante a noite. Por outro lado, pode também verificar-se o contrário. Subitamente podem passar a dormir demasiadas horas.

 

  1. Pensamentos destrutivos

É frequente que expressem pensamentos marcados por uma enorme ansiedade. Imaginam repetidamente cenários negativos no futuro e no presente. Demonstram uma enorme incapacidade de alterar o seu foco de concentração para algo mais positivo ou para cenários alternativos.

 

  1. Alteração na aparência

Perdem interesse nos seus próprios cuidados de higiene. Podem passar vários dias sem tomar banho ou sem nunca mudar de roupa.

 

  1. Deixam de ter interesse nas conexões sociais

Sobretudo quando um adolescente é naturalmente extrovertido e sociável, uma súbita alteração desse comportamento deve representar um enorme sinal de alerta.

 

  1. Alteração dos hábitos alimentares

Começam a comer de forma muito irregular. Podem registar um enorme aumento de apetite ou, pelo contrário, deixar de comer tantas refeições. As flutuações de peso tornam-se frequentes.





Notícias relacionadas
Comentários
Loading...