Covid-19. Soluções caseiras que pode utilizar como máscara facial

No início desta semana todos os portugueses receberam novas indicação da Direção Geral de Saúde (DGS). Se anteriormente estes especialistas defendiam a ideia de que, para as pessoas não infetadas, as máscaras ofereciam apenas uma “falsa sensação de segurança”, a verdade é que agora com a evolução da pandemia as recomendações são outras.

A nova informação emitida pela DGS nesta passada segunda-feira, alarga agora o critério de utilização deste tipo de proteção. Passa a ser recomendado o uso generalizado de máscaras comunitárias (não cirúrgicas) por qualquer pessoa em espaços fechados, como supermercados, farmácias e transportes públicos, como “medida adicional” às já adotadas contra o novo coronavírus.

[Leia também: Vida pós-quarentena? 5 coisas que demonstram como tudo será diferente]

Sobretudo numa fase em que o número de máscaras cirúrgicas disponível é ainda limitado, todos devemos garantir que estas chegam até quem mais precisa – doentes e profissionais de saúde. Como tal, as soluções alternativas de máscaras feitas a partir de pano ou algodão devem ser utilizadas por todos os restantes.

Felizmente é bastante mais fácil ter acesso a estas alternativas. Seja construindo uma a partir de roupa usada, ou comprando online um artigo tradicional de proteção online, existem várias soluções. Conheça aqui alguns artigos que pode ter em casa e que funcionarão na perfeição.

 

  1. Lenço bandana

É bastante provável que tenha em sua casa um lenço de algodão que possa utilizar como bandana, para proteger as suas vias respiratórias. Não precisa de ser nada de especial. Apenas terá que ter o tamanho suficiente para cobrir tanto o seu nariz como boca. Caso não tenha nenhum em casa poderá sempre adquirir com facilidade online.

  1. Cachecol

Sendo certo que estamos habituados a usar mais o cachecol no Inverno, a verdade é que provavelmente nos teremos que habituar a usá-lo também na Primavera e, quem sabe, no Verão. Enrolar um cachecol em torno da sua face, pode ajudar a limitar a propagação de germes provenientes do seu nariz e da sua boca.

  1. Balaclava

Tradicionalmente mais usado pelos militares ou por residentes de países com condições climatéricas mais frias, a verdade é que este pode ser agora um artigo bastante útil para se manter mais protegido. Uma balaclava irá conseguir tapar toda a sua face, com exceção da área dos olhos.

  1. Golas de pescoço

Este tipo de artigo está pensado para proteger o pescoço das temperaturas mais frias. No entanto podem ser facilmente puxados um pouco para cima, de forma a tapar as vias respiratórias – boca e nariz. Bastante baratas e acessíveis, esta pode ser uma ótima (e confortável) solução para o cidadão-comum.

  1. Faça você a sua

Encontram-se agora disponíveis online diversos tutoriais que ensinam qualquer pessoa a cozer ou construir uma máscara de proteção facial. Seja a partir de uma t-shirt, de um cortinado ou um qualquer outro tecido, este pode ser um projeto divertido a que se pode dedicar.

 

[Leia também: 7 dicas para ajudar a organizar a casa durante a quarentena]

 



Notícias relacionadas
Comentários
Loading...